A canadense Innergex anunciou a inauguração do sistema de armazenamento de energia na subestação do parque fotovoltaico de Salvador, no município de Diego de Almagro, na região do Atacama, que inclui um sistema de baterias BESS (Battery Energy Storage System) de 50 MW /250 MWh (5 horas).
O projeto, que tem como principal objetivo proporcionar maior estabilidade e fiabilidade ao sistema, ao permitir equilibrar a produção eléctrica e armazenar a energia gerada nos horários de maior disponibilidade solar, significou um investimento de 75 milhões de dólares.
O sistema é composto por 116 contêineres de baterias e 4 contêineres de equipamentos auxiliares, o que agrega uma capacidade de armazenamento de 50 MWp por 5 horas, equivalente a 250 MWh, que se soma aos 68 MW do parque solar de Salvador.
O projeto BESS abrange uma área de 1,74 hectares, que inclui a ampliação do edifício de interligação e 600 metros de condutas, todos localizados nos 122 hectares do parque solar de Salvador.
A Innergex também está executando o projeto de armazenamento de energia em baterias de 85 MW/425 MWh em San Andrés, que em abril passado teria obtido um empréstimo de US$ 50 milhões para sua construção.
Sistema de armazenamento de energia de 437 MWh anunciado na América do Sul
A empresa de alta tecnologia Clou Electronics anunciou que assinou um contrato de fornecimento de sistema de armazenamento de energia de baterias com “uma renomada empresa de energia da América do Sul”, segundo o qual é proposta a instalação de um sistema de armazenamento de energia em bateria tipo contêiner com uma capacidade total de 437 MWh.
O comunicado não especifica o nome da empresa nem o país ao qual o equipamento será destinado.
A informação destaca que a parte comercial do projeto “é uma conhecida empresa americana com mais de 2.000 engenheiros profissionais em geração de energia, armazenamento de energia e soluções digitais de energia”, com produtos e soluções utilizados “amplamente em todo o mundo”.
Especifica-se que o projeto adotará a solução de sistema de armazenamento de energia de nova geração da empresa, “que apresenta excelente desempenho, boa estabilidade, equilíbrio de custos e rápida instalação”.
No mercado norte-americano, onde a empresa está presente desde este ano, criou a US Energy Storage Company, além de vários projetos de armazenamento de energia de íons de lítio em grande escala. Um deles, com capacidade de 24 MW/63 MWh, está localizado no estado de Indiana; outro de 99 MWh está no Texas; Enquanto isso, o maior armazenamento de energia da rede, de 485 MWh, está na América do Sul.
A Clou Electronics iniciou suas operações em 1996 na China; listada na Bolsa de Valores de Shenzhen daquele país desde 2007; e apresenta-se como uma empresa na área da integração de sistemas de armazenamento de energia desde 2009.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.