BRS expande atuação para o Nordeste com usina de 5 MW localizada no Ceará

Share

A Usinas Brasil Solar (BRS) iniciou as obras de duas novas usinas solares na região Sudeste e expandiu sua atuação para a região Nordeste, com o seu primeiro projeto de usina de solo no Ceará. Em São Paulo e Minas Gerais, as usinas de Jacarandá-Bebedouro e de Rio Novo, localizadas, respectivamente, nas áreas de concessão da CPFL Paulista e da Energisa como distribuidoras de energia nas respectivas regiões, somam investimentos de R$ 33 milhões.

A usina Jacarandá-Bebedouro, localizada no município de Bebedouro, São Paulo, terá potência de até 3.000 kWac/3.875 kW, suficiente para atender na média quase 3 mil residências. Os módulos serão fornecidos pela Risen, os transformadores, pela Tamura e solução Skid e Tracker solar pela MTR Solar.

A usina Rio Novo está localizada no município de Rio Novo, em Minas Gerais e prevê a potência de até 2,5 MWac/ 3,168 MWp, com uma geração projetada de 5.700 MWh/ano. Ainda não há informações sobre os fornecedores dos equipamentos.

Já o primeiro projeto da empresa na região Nordeste está localizado no município de Quixeré, no estado do Ceará,  distante 210 km de Fortaleza. Com investimento inicial projetado de R$ 30 milhões, a UFV Guaraci tem potência projetada de 5 MWac/6,62 MWp, que produzirá energia estimada em 13.591 MWh/ano. A previsão de conclusão das obras da nova usina, que já conta com alguns investidores, é para março de 2024.

Em agosto, a empresa inaugurou a usina de Avelar, com 2.560 módulos, potência de 1.382,40 kWp, no Rio de Janeiro, que atende a demanda de um grupo diversificado de clientes/investidores composto por condomínios, escritórios de advocacia, empresas do ramo de alimentação e centros esportivos. A comercialização dos lotes de sociedade da usina de Avelar foi realizada pela empresa Desperta Energia e os equipamentos para toda a usina foram adquiridos e transportados pela MTR Solar.

A BRS conta com um pipeline de mais de 40 MW de projetos. Além de Avelar, Bebedouro e Rio Novo, as usinas mais avançadas são Consolação 1 e 2, com potência de 2.764 kWp, situada na área da Energisa MG. A empresa terá ainda no segundo semestre, a implantação de mais 13,5 MW de projetos divididos no RJ, MG e BA.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Como o primeiro leilão de reserva de capacidade de 2025 pode impactar a demanda por BESS
15 janeiro 2025 Governo planeja dois leilões para este ano e aumentou o número de produtos que poderão ofertar potência, térmica ou hidrelétrica, no primeiro. Em entr...