A agência de pesquisa italiana ENEA e a Enel Green Power, a unidade de energia renovável da concessionária italiana Enel, desenvolveram um sistema fotovoltaico que poderia ser usado em combinação com a produção de microalgas para uso alimentar, cosmético e farmacêutico.
“A central algovoltaica, recentemente concluída no Centro de Investigação da ENEA em Portici, Nápoles, no âmbito de um acordo entre a ENEA e a Enel Green Power, permite uma produção anual de aproximadamente 30 kg de algas secas numa superfície de 40 m2 e uma potência de 7 kW”, disse a entidade de pesquisa italiana.
O sistema permite o cultivo de microalgas com elevado valor comercial, desde € 100/kg a € 600/kg para uso farmacêutico ou cosmético, através de um sistema de cultivo totalmente automatizado e integrado com o painel solar.
“As algas permitem-nos explorar melhor a energia proveniente do sol do que as culturas tradicionais, uma vez que têm maior eficiência fotossintética”, disse Carmine Cancro, investigador do laboratório ENEA Smart Grid and Energy Networks do Centro de Investigação Portici. “Além disso, possuem alto valor ambiental, pois consomem dióxido de carbono, transformando-o em biomassa por meio da fotossíntese e liberando oxigênio puro na atmosfera”.
Cancro disse que o sistema também poderia ser usado para modernizar sistemas fotovoltaicos já existentes.
As microalgas prosperam em uma solução aquosa que flui dentro de tubos de vidro transparentes posicionados abaixo dos módulos fotovoltaicos, protegidos da luz solar direta. Esses módulos são dispostos em dois arranjos verticais paralelos e interligados para formar uma bobina contínua que facilita a circulação do fluido.
Graças à fotossíntese desencadeada pela energia solar e à consequente absorção de dióxido de carbono, as microalgas crescem na solução até atingirem uma densidade e um estado de maturação tais que possam ser recolhidas, através de uma poderosa centrífuga que as separa da água.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.