A história de da PHB Solar remonta a sua fundação e atuação no setor de eletrônicos até seu papel atual como uma das principais distribuidoras de equipamentos no setor fotovoltaico brasileiro. De líder na fabricação de fontes para microcomputadores à retificadores para armários de Telecomunicações, a busca pela inovação sempre esteve no DNA da empresa.
Confira a quarta parte do especial Mercado de Distribuição da pv magazine que ouviu as distribuidoras de equipamentos mais lembradas pelos integradores no Estudo de GD da Greener, lançado em fevereiro desse ano.
A PHB Eletrônica foi fundada em 1984 na capital paulistana, com foco inicial no setor eletrônico. Na época, a empresa lançou a primeira fonte de alimentação chaveada do mercado, em busca de inovação e eficiência, fatores que viriam a ser fundamentais para o seu sucesso futuro.
A medida que expandia suas operações, em 1990, se tornou líder na fabricação de fontes para microcomputadores. Em 1994, a empresa deu mais um passo importante ao iniciar o desenvolvimento de retificadores para armários de Telecomunicações, consolidando sua presença no mercado.
A virada para a energia solar
No início dos anos 2000, a PHB reconheceu o potencial do setor fotovoltaico e começou a explorá-lo como uma área de interesse. A empresa se aprofundou em estudos extensivos e participou ativamente da elaboração das normativas que regulam o setor no Brasil.
A entrada da PHB no setor fotovoltaico ocorreu em 2010. Em 2012, a empresa deu um passo ousado ao estabelecer um laboratório de desenvolvimento e testes de inversores fotovoltaicos, demonstrando seu compromisso com a qualidade e a inovação antes mesmo de disponibilizar os primeiros produtos comerciais, o que aconteceu a partir de 2014.
Certificação Inmetro e consolidação no mercado fotovoltaico
Graças aos anos de estudo e participação na elaboração das normativas que regularam o setor no Brasil, a PHB conquistou a certificação Inmetro em 2014 para os primeiros inversores fotovoltaicos conectados à rede do país.
Atualmente, a empresa disponibiliza sua própria plataforma de vendas, que permite que parceiros realizem cotações e fechem negócios relacionados a uma ampla variedade de produtos fotovoltaicos.
O engenheiro eletricista na PHB Solar, Fernando Schmidt, explica que “nosso compromisso com a qualidade e a inovação é o que nos diferencia no mercado. Trabalhamos incansavelmente para fornecer as melhores soluções aos nossos parceiros e clientes, desde os nossos processos de venda até o recebimento dos produtos, que são selecionados para garantir projetos de alta performance”.
Usinas para o Ambiente de Contratação Livre (ACL)
No mercado fotovoltaico, a PHB Solar concentra-se principalmente na geração distribuída (GD), com projetos de até 3 MW. Além disso, a empresa está explorando novas oportunidades, como o mercado de usinas para o Ambiente de Contratação Livre (ACL), que está em crescimento no Brasil.
A PHB também atua nas áreas de telecomunicações, provendo soluções para estações de comunicação em todo o território nacional, sistemas de armazenamento e de estações de recarga para veículos elétricos.
“Estamos comprometidos em atender às necessidades em constante evolução do mercado de energia solar. Nossa flexibilidade nos permite explorar novos horizontes e continuar oferecendo soluções de alta qualidade”, acrescenta Schmidt.
A PHB Solar também oferece suporte técnico pré e pós-vendas. Contando com uma equipe de engenheiros e técnicos especializados, a empresa apoia o desenvolvimento de projetos e fornece assistência pós-vendas de alta qualidade. Esse suporte é reforçado pelo longo histórico da empresa em eletrônica e por seu laboratório completo para testes de inversores fotovoltaicos.
Grandes players e produtos com marca própria
A PHB Solar distribui uma variedade de marcas renomadas, incluindo módulos de Jinko Solar, JA Solar, Longi, Astronergy e BYD. Além disso, a empresa oferece produtos com sua própria marca, como inversores on-grid e híbridos, estruturas de fixação e estações de recarga veicular.
As perspectivas da empresa para o futuro do setor fotovoltaico são otimistas. “A energia solar desempenhará um papel fundamental no futuro energético do Brasil, e estamos orgulhosos de fazer parte desse movimento. Continuaremos a impulsionar a inovação e a excelência em nossos produtos e serviços para contribuir com um futuro mais verde e próspero”, diz Fernando Schmidt.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.