Fortlev Solar lança estrutura patenteada para montagem de painéis em solo

Share

A Fortlev Solar lançou uma alternativa de estrutura mais econômica e prática para a construção de usinas em solo ou laje. A tecnologia, denominada Lastro Solar, foi patenteada e já está disponível para os integradores e tem como principal vantagem a redução do tempo de instalação.

“Se comparada a uma estrutura de solo metálica, o Lastro Solar possui uma redução de 50% no tempo de montagem”, diz o gerente de engenharia da Fortlev Solar, Eduardo Nascimento. “Por exemplo, o tempo médio de instalação de uma usina de 100 kWp, com 185 módulos, é de 14 dias. Com Lastro Solar, esse tempo reduz pela metade”, calcula.

De acordo com a empresa, por ser resistente, leve e de fácil manuseio, a instalação se torna mais simples. O engenheiro responsável pelo desenvolvimento do Lastro Solar, Maurício Ouriques, enfatizou que isso foi um pilar na concepção da estrutura.

“A ideia foi produzir algo simples para que qualquer pessoa pudesse montar, reduzindo assim os custos com mão de obra”, lembrou Ouriques. 

Instaladores posicionam Lastro Solar, que depois será preenchido com brita ou outro material pesado.

Imagem: Fortlev Solar

A nova solução para usinas de solo ou laje é feita de polietileno, pesa 15 kg e possui alta resistência. Os lastros são preenchidos com terra, areia, brita, concreto ou similares para sustentar a estrutura, na qual são fixados os perfis e os módulos.

Segundo a companhia, o equipamento possui sistema de ajuste de inclinação e deve ser aplicado preferencialmente em terreno limpo e cercado.

A mobilidade flexível permitida pelo lastro, que não é fixado no chão, é outro benefício citado pelo gerente de engenharia da Fortlev Solar, Eduardo Nascimento. “Isso simplifica a desmobilização de uma usina”, destacou. “No mundo dinâmico que vivemos hoje em dia, um terreno passa a ser valorizado instantaneamente, abrindo oportunidades de negócios. Portanto, no futuro, se houver a possibilidade de vender ou construir no terreno, é possível movimentar a usina”, acrescentou.

Além do produto facilitar a montagem por ser mais leve, o transporte e armazenamento também são facilitados porque os lastros podem ser facilmente empilhados.

Lastros Solares empilhados

Imagem: Fortlev Solar

Know-how do Grupo Fortlev

Patenteado pela Fortlev Solar, o Lastro Solar é feito 100% de polietileno, material usado na produção de caixas d’água da Fortlev. O grupo, que possui mais de 30 anos de mercado, ressaltou que usou sua expertise para trazer um produto que amplia ainda mais a acessibilidade das usinas solares pelo Brasil.

“A Fortlev é uma das principais fabricantes de caixas d’água no Brasil, o que nos torna especialistas na produção de termoplásticos e processo de rotomoldagem. Não estamos nos aventurando. Fizemos um produto de qualidade com a credibilidade que o Grupo oferece”, concluiu Maurício Ouriques.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Dois parques solares e de armazenamento off-grid inaugurados na Amazônia peruana
22 novembro 2024 Os locais, com uma capacidade total de geração de 9,6 MWp e 13,5 MWh de armazenamento de energia, foram construídos no departamento de Loreto pela Ama...