Dentro do parque fotovoltaico de 72,8 MW María Elena, localizado na região chilena de Antofagasta, será instalado um sistema de armazenamento de energia (ESS) de 60MW/132MWh, mediante assinatura de contrato pelo proprietário da instalação solar, o fundo de investimento WEG-4, e a Sungrow, fornecedor chinês de inversores e sistemas de armazenamento de energia.
Em comunicado, é explicado que a solução do sistema de armazenamento de energia refrigerado a líquido é a PowerTitan, que “armazenará a energia renovável da central solar durante o dia e a enviará para a rede à noite, aumentando a eficiência global do parque solar e a estabilidade da rede”.
O parque solar María Elena foi inaugurado em 2015 pela empresa solar norte-americana SunEdison, na época a maior usina solar em operação conectada ao Sistema Interligado Norte Grande (SING), com um investimento declarado de € 190 milhões para colocá-lo em operação com seus mais de 200 mil módulos implantados em uma área de cerca de 185 hectares.
Em 2022 foi adquirido por US$ 22 milhões pelo fundo de investimento chileno WEG-4, que, entre outros, é formado por ex-gestores de grandes empresas de energia.
PowerTitan
A Sungrow explica que o ESS PowerTitan refrigerado a líquido é uma solução “projetada a partir das tecnologias de eletrônica de potência, eletroquímica e suporte de rede da Sungrow”, que também “reduz despesas de capital e operacionais graças ao seu design pré-montado e fácil de instalar e um ambiente de trabalho celular mais eficiente, que reduz substancialmente a taxa de perda de capacidade”.
Além disso, explica ainda que “seu controlador DC-DC pode carregar e descarregar os racks de baterias individualmente, aumentando assim o desempenho geral do sistema”.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.