Fundada em 2008 para atuar na distribuição de equipamentos para redes de Fibra Óptica no oeste de Santa Catarina, a FiberX passou a atuar também no segmento de energia fotovoltaica, por meio da construção de usinas de GD junto a parceiros estratégicos como as distribuidoras de energia Celesc (Santa Catarina), Cemig (Minas Gerais) e Copel (Paraná).
A companhia anunciou os três acordos em julho e agosto e fornecerá os equipamentos e o serviço de construção.
89 MWp para a Cemig
O maior acordo, com a Cemig SIM, envolve o serviço full EPC para implantar 23 plantas fotovoltaicas em 13 cidades mineiras, em um projeto de R$ 413 milhões. Com contrato assinado em maio de 2023, as obras serão iniciadas no mês de setembro do mesmo ano.
As usinas , instaladas nas regiões Triângulo, Sudoeste, Sul e Centro de Minas Gerais, atenderão 50 mil unidades residenciais por ano e somarão 63,5 MW de potência total de inversores e aproximadamente 89 MWp de potência em módulos.
18,6 MW para a Copel
Com a Copel, o acordo prevê a construção de três usinas fotovoltaicas, beneficiando cerca de 62 mil famílias nas cidades de Marialva, Santo Antônio da Platina e Reserva do Iguaçu, todas no estado do Paraná.
As três usinas terão 30 hectares e capacidade total de 18,6 MW, com 28.800 módulos fotovoltaicos, de 670 Wp cada. Com início em agosto de 2023 e previsão de entrega para fevereiro 2024, todas as etapas das obras serão geridas pela FiberX Renováveis, num modelo de contratação full turnkey.
1 MW para a Celesc
Já com a Celesc, o acordo é para a construção da usina Campos Novos, na região Centro-Oeste de Santa Catarina. A unidade ocupará uma área equivalente a um campo de futebol, totalizando 2.196 módulos fotovoltaicos monofaciais de 550 Wp.
A nova usina terá uma capacidade total de 1 MW. O valor da obra gira em torno de R$ 4,825 milhões e terá 500 unidades residenciais atendidas por mês. A FiberX fornece de cabos e painéis solares até a execução e construção do empreendimento, na modalidade full EPC.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.