Do 5G à energia solar: Fiber X anunciou três acordos com distribuidoras de energia para projetos de GD fotovoltaica

Share

Fundada em 2008 para atuar na distribuição de equipamentos para redes de Fibra Óptica no oeste de Santa Catarina, a FiberX passou a atuar também no segmento de energia fotovoltaica, por meio da construção de usinas de GD junto a parceiros estratégicos como as distribuidoras de energia Celesc (Santa Catarina), Cemig (Minas Gerais) e Copel (Paraná).

A companhia anunciou os três acordos em julho e agosto e fornecerá os equipamentos e o serviço de construção. 

89 MWp para a Cemig 

O maior acordo, com a Cemig SIM, envolve o serviço full EPC para implantar 23 plantas fotovoltaicas em 13 cidades mineiras, em um projeto de R$ 413 milhões. Com contrato assinado em maio de 2023, as obras serão iniciadas no mês de setembro do mesmo ano.

As usinas , instaladas nas regiões Triângulo, Sudoeste, Sul e Centro de Minas Gerais, atenderão 50 mil unidades residenciais por ano e somarão 63,5 MW de potência total de inversores e aproximadamente 89 MWp de potência em módulos.

18,6 MW para a Copel

Com a Copel, o acordo prevê a construção de três usinas fotovoltaicas, beneficiando cerca de 62 mil famílias nas cidades de Marialva, Santo Antônio da Platina e Reserva do Iguaçu, todas no estado do Paraná. 

As três usinas terão 30 hectares e capacidade total de 18,6 MW, com 28.800 módulos fotovoltaicos, de 670 Wp cada. Com início em agosto de 2023 e previsão de entrega para fevereiro 2024, todas as etapas das obras serão geridas pela FiberX Renováveis, num modelo de contratação full turnkey.

1 MW para a Celesc

Já com a Celesc, o acordo é para a construção da usina Campos Novos, na região Centro-Oeste de Santa Catarina. A unidade ocupará uma área equivalente a um campo de futebol, totalizando 2.196 módulos fotovoltaicos monofaciais de 550 Wp. 

A nova usina terá uma capacidade total de 1 MW. O valor da obra gira em torno de R$ 4,825 milhões e terá 500 unidades residenciais atendidas por mês.  A FiberX  fornece de cabos e painéis solares até a execução e construção do empreendimento, na modalidade full EPC.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

V.tal fecha contratos com Atiaia e Atlas Renewable para operação de data centers no Brasil
21 novembro 2024 Acordos anunciados nesta quinta-feira (21/11) envolvem o fornecimento de 947 GWh por ano para a operadora de infraestrutura digital e a sua subsidiári...