Mais vendas de GD foram apoiadas por financiamento no primeiro semestre

Share

Das vendas no mercado de geração distribuída realizadas no primeiro semestre de 2023, 48% contaram com algum financiamento, de acordo com o novo Estudo Estratégico da Geração Distribuída (Estudo GD).

Apesar do aumento da participação do financiamento nas vendas em comparação com os 30% no primeiro semestre de 2022, o total de vendas caiu 60%. E o apoio de instituições de financiamento às vendas no período ainda ficou abaixo dos 57% alcançados no primeiro semestre de 2021. 

Além disso, a dificuldade na aprovação de crédito (35%) e taxa de juros elevadas nos financiamentos (21%) foram os principais fatores de não conversão de vendas citados pelos integradores participantes da pesquisa – 1.848 respostas de um total estimado de 26.640 empresas integradoras no Brasil.

“A inadimplência prejudicou muito a aprovação e fez alguns dos grandes bancos recuarem para reformular a estratégia. No nosso caso, ampliamos a expertise de análise de crédito, entendendo bem o score do cliente e direcionando para a linha de crédito mais aderente àquele perfil, isso permitiu ampliarmos a aprovação. Nosso olhar de especialistas e grande base de dados, onde trabalhamos com vários parceiros e braços financeiros, meu time consegue converter mais vendas, nossas taxas de conversão aumentaram nesse semestre”, avalia o diretor do banco Genyx, Thiago Diniz.

Ele diz que o percentual de participação do financiamento nas vendas no ecossistema Genyx é muito parecido com o identificado no relatório da Greener. “No nosso caso, foi de 53% nesse semestre e no ano passado, 33%” disse à pv magazine.

Banco BV e Santander têm maior pulverização 

O banco BV foi a instituição de financiamento mais citada tanto por distribuidoras quanto por integradores escutados na pesquisa. O banco atendeu ao menos um pedido de financiamento de 75% das distribuidoras e de 47% das distribuidoras participantes do estudo. Esses percentuais refletem a capilaridade da linha de crédito, não participação de mercado.

Em seguida, o Santander aprovou ao menos um financiamento para 71% dos distribuidoras e para 25% dos integradores. Na distribuição e na integração, Banco do Brasil e Sicredi também aparecem como fontes de financiamento que atenderam mais de 20% das empresas.

Quanto maior o número de vendas totais dos integradores, maior a participação do financiamento. Integradores que venderam até 10 sistemas no primeiro semestre tiveram 35% de suas vendas financiadas, enquanto integradores que venderam acima de 100 sistemas declararam que 58% das vendas foram financiadas.

Expectativa de queda de juros 

“Apesar do primeiro semestre desafiador para o mercado solar, a queda dos preços e a tendência de redução dos juros trazem um cenário mais favorável para investimento na geração própria”, observa o diretor da Greener, Marcio Takata.

A Selic, a taxa básica de juros, está definida em 13,25% ao ano pelo Comitê de Política Monetária. Diante da queda da inflação, o Copom iniciou, no mês passado, um ciclo de redução da taxa. A taxa estava em 13,75% desde agosto de 2022. O mercado tem expectativa de que a trajetória de queda continue, com a taxa chegando a 11,75% ao final de 2023, a 9% em 2024 e a 8,5% em 2025.

Além disso, a previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira em 2023 subiu pela quarta semana consecutiva, passando de 2,64% para 2,89%, de acordo com o boletim Focus, pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC).

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

V.tal fecha contratos com Atiaia e Atlas Renewable para operação de data centers no Brasil
21 novembro 2024 Acordos anunciados nesta quinta-feira (21/11) envolvem o fornecimento de 947 GWh por ano para a operadora de infraestrutura digital e a sua subsidiári...