O consumo de eletricidade no Brasil cresceu 3,4% no segundo trimestre de 2023, em comparação com igual período de 2022. A classe residencial teve o maior crescimento proporcional, de 6,6%, com consumo total de 39,5 GWh no período. As classes de consumo comercial e industrial também consumiram mais eletricidade, 4,2% e 1,8%, respectivamente. Comércios demandaram 23,95 TWh e as indústrias, 47,1 TWh. Os dados são do boletim trimestral de consumo da Empresa de Pesquisa Energética.
Entre os dez setores mais eletrointensivos da indústria, seis apresentaram crescimento, com destaque para a extração de minerais não-metálicos, cujo consumo aumentou 8,9%. A metalurgia, setor que representa um quarto do consumo industrial no Brasil, teve um crescimento de 5,8% no consumo de eletricidade. Já o setor de produtos alimentícios aumentou em 4% o consumo no período.
Entre as regiões do país, todas tiveram aumento de consumo, mais acentuados no Norte (12%) e Sul (10,9%). Em seguida, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste tiveram crescimentos de 8,5%, 6,5% e 3,1%.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.