A Trina Tracker, empresa da Trina Solar especializada no desenvolvimento e fabricação de rastreadores solares equipados com Inteligência Artificial, escolheu o Brasil para ser o primeiro país fora da China e Espanha a contar com uma fábrica própria de trackers. O equipamento é largamente utilizado para aumentar a geração de energia dos painéis fotovoltaicos, acompanhando a movimentação do sol durante o dia.
Com a primeira unidade fora da China e Espanha, a capacidade de produção de rastreadores terá um incremento de 33,3%, passando de 7,5 para 10 GW por ano. A controladora da Trina Tracker é a Trina Solar, uma das maiores indústrias do setor de energia fotovoltaica e presente no Brasil desde 2017. A companhia oferece soluções integradas por meio de um portfólio de produtos que abrange painéis fotovoltaicos, rastreadores solares e storages (equipamentos para armazenamento de energia).
Atualmente, a Trina Tracker possui duas plantas industriais, uma na cidade de Changzhou, na China; e outra em Viana, na Espanha, que juntas têm capacidade instalada para produzir o equivalente a 7,5 GW em rastreadores por ano.
A nova fábrica está sendo instalada em Salvador, capital da Bahia, e as estimativas são de que a entrada efetiva em operação ocorra ainda no último trimestre de 2023. Inicialmente, ela terá capacidade para produzir 2,5 GW em rastreadores, mas que poderá ser ampliada a partir de aumento da demanda. Além de atender ao mercado local, a unidade brasileira poderá fornecer rastreadores para outros países da América Latina.
De acordo com Alvaro García-Maltrás, vice-presidente para a América Latina da Trina Solar, a produção de rastreadores no Brasil contribuirá para fortalecer os diferenciais competitivos tanto da Trina Tracker quanto de sua controladora, a Trina Solar. “Além de a fabricação local permitir que o prazo de entrega seja menor em relação ao equipamento importado, o cliente final poderá contar com linhas de crédito do BNDES/BNB para financiar os seus empreendimentos solares”.
Na segunda quinzena de agosto, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a Trina Tracker Brasil como fornecedora credenciada, etapa que antecede a habilitação para que os seus produtos e equipamentos possam ser adquiridos por meio de linhas de crédito e programas do banco estatal, como o Financiamento de Máquinas e Equipamentos (Finame).
Garcia-Maltrás destaca ainda outras vantagens, como o fato de que os clientes contarão com assistência técnica de uma equipe de engenharia brasileira, além da garantia de estoque de equipamentos e peças para rápida reposição durante o período de operação e manutenção de suas usinas. “A nova fábrica contará com uma equipe especializada e com vasta experiência em rastreadores solares, para poder garantir a instalação adequada dos equipamentos, seu correto comissionamento e um ágil atendimento”.
Com uma linha de produção em sua maior parte automatizada, a unidade da Trina Tracker em Salvador reunirá um time multidisciplinar, como especialistas em fabricação de equipamentos mecânicos e eletrônicos, supervisores de montagem e de qualidade, profissionais das áreas de comércio exterior, logística e finanças, além de uma equipe de pós-venda. Serão produzidos no Brasil os rastreadores de última geração desenvolvidos pela Trina Tracker e que incorporam o algoritmo de rastreamento inteligente SuperTrack, que calcula o ângulo e movimentação ideais para que cada linha de painéis maximize a produção de energia durante períodos de irradiação difusa e até mesmo em terrenos irregulares, com várias inclinações. O SuperTrack permite um incremento na geração de energia de até 8%.
De acordo com o último relatório da Wood Mackenzie, empresa especializada em pesquisas energéticas, a Trina Tracker é um dos maiores fornecedores de rastreadores solares na América Latina e Caribe, fazendo parte do Top 5 dos maiores fabricantes.
Com a entrada em operação da fábrica em Salvador, a expectativa da Trina Tracker é de que no primeiro ano as vendas de rastreadores no mercado brasileiro dobrem em relação ao volume estimado para encerrar 2023, que é de aproximadamente 1 GW O otimismo está relacionado com um sensível aumento de consultas envolvendo novos projetos de geração distribuída e centralizada. Vale destacar que a escolha da capital baiana para montar a planta levou em conta uma conjugação de fatores. Um deles é que a região Nordeste abriga a maior parte dos projetos de usinas solares no Brasil. Outro é que Salvador conta com um porto e rodovias, que facilitam o escoamento da produção.
“A instalação da fábrica da Trina Tracker no Brasil é mais uma demonstração da convicção da Trina Solar em torno do potencial de crescimento do mercado solar brasileiro. Investimos fortemente na produção local e qualificação cada vez maior de nossos técnicos com o objetivo de estar próximos de nossos clientes para entender as suas necessidades e atendê-los de forma cada vez melhor.
Acreditamos que, dessa maneira, contribuímos de forma efetiva para o desenvolvimento do setor fotovoltaico”, avalia García-Maltrás.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.