A Índia adicionou aproximadamente 6,8 GW de nova capacidade solar durante o primeiro semestre de 2023, incluindo 4,2 GW de projetos de grande porte/geração centralizada, 2,3 GW de instalações em telhados e 0,3 GW de sistemas fora da rede. Isto marcou uma queda de cerca de 15% em comparação com as instalações solares no primeiro semestre de 2022, de acordo com um relatório recente da JMK Research & Analytics.
No segundo trimestre de 2023, foram instalados cerca de 1,7 GW de capacidade solar em escala de serviço público, um aumento de 28% em relação ao trimestre anterior.
A capacidade renovável instalada acumulada da Índia atingiu 129,6 GW em 30 de junho de 2023. Entre as fontes renováveis, a solar manteve seu domínio, contribuindo com 54% para o mix total, seguida pela eólica com 34%.
Espera-se que um pipeline de aproximadamente 66 GW para projetos solares, eólicos e híbridos seja comissionado nos próximos quatro a cinco anos. Além disso, 61,9 GW de projetos estão em fase de licitação, mas os leilões ainda não foram finalizados.
Analistas da JMK Research disseram que a Índia adicionará cerca de 13 GW de nova capacidade solar (9 GW de energia solar de grande porte e 4 GW de energia fotovoltaica em telhados) e 4,1 GW de capacidade eólica no ano civil de 2023. Além disso, aproximadamente 5,8 GW de energia solar e Espera-se que 2,3 GW de capacidade eólica sejam adicionados nos próximos dois trimestres.
No segundo trimestre de 2023, Sineng liderou em termos de remessas de inversores, seguida por Sungrow e Fimer, enquanto Waaree emergiu como o fornecedor líder de módulos, respondendo por aproximadamente 14,2% do total de remessas.
No mercado indiano, o preço dos módulos mono PERC chineses (excluindo impostos sobre bens e serviços e direitos aduaneiros básicos) ficou em $0,27/Wp a $0,29/Wp durante o segundo trimestre de 2023, uma queda de 9% a 13% em relação ao trimestre anterior. Os preços dos módulos bifaciais variaram entre US$ 0,30/Wp e US$ 0,32/Wp.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.