Fraunhofer ISE integra células solares em capô de carro

Share

Da pv magazine Global

Investigadores do Fraunhofer ISE propõem integrar células solares nos capôs dos automóveis, como uma solução adicional para utilizar dispositivos de energia fotovoltaica em veículos ou veículos eléctricos.

Eles disseram que esta é a primeira tentativa de usar o capô de chapa metálica padrão de um carro de passageiros comum como superfície para dispositivos de energia solar e explicaram que todas as tecnologias VIPV anteriores foram implantadas nos tetos ou laterais dos carros.

A equipe desenvolveu o protótipo inaugural do sistema em um veículo Volkswagen. O painel solar de 115 W possui células solares PERC. Essa tecnologia foi escolhida após avaliação de outras opções, como contato-traseiro interdigitado (IBC) e células solares TOPCon. Em princípio, qualquer tecnologia de célula solar pode ser usada, segundo a equipe.

Os cientistas montaram o sistema fotovoltaico por meio de um processo de laminação que minimiza as bolsas de ar entre as células. Eles disseram que isso evita o enrugamento do módulo do filme, causado pela superfície curva do capô.

Eles também coloriram o sistema com a tecnologia proprietária MorphoColor do Fraunhofer ISE, que foi originalmente criada para aplicações fotovoltaicas integradas em edifícios (BIPV). A técnica permite a produção de módulos solares com superfícies homogêneas e cores diversas que podem ser integrados “quase invisíveis” em fachadas ou telhados.

“Já conseguimos uma estética muito boa com isso”, disse o pesquisador Martin Heinrich. “Atualmente estamos trabalhando para melhorar ainda mais a aparência da superfície. Para este fim, estamos ativamente à procura de parceiros de projeto que estejam interessados no desenvolvimento conjunto”.

O grupo de pesquisa está testando diversos protótipos em laboratório e acredita que seu processo de laminação e a tecnologia MorphoColor poderão ser aplicados em outras superfícies do carro, inclusive no teto. Em pesquisas anteriores, o Fraunhofer ISE também testou módulos solares de alta tensão desenvolvidos em parceria com clientes industriais para caminhões pesados.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Geração distribuída terá crescimento acima de 20% em 2025, projeta ABGD
17 dezembro 2024 A associação destaca que, apesar dos desafios regulatórios persistentes, os investimentos no setor devem girar em torno de R$ 27 bilhões.