Usinas da BRS entram em operação no município de Avelar, no Rio de Janeiro

Share

A empresa Usinas Brasil Solar (BRS) anunciou que a distribuidora Light conectou na terça-feira (15/08) as usinas de energia solar fotovoltaica Avelar 1 e 2, situada no município de Avelar, distante 135 Km da capital do Rio de Janeiro, iniciando assim a operação e energização da rede de distribuição. A partir de agora os clientes da usina já tem a disposição a geração de energia limpa e renovável para ser utilizada nos próximos anos.

As UFVs Avelar 1 e 2 contam com 2.560 módulos, somam potência de 1.382,40 kWp (1.000 kWac:) e terão uma geração média mensal de 169.760 kWh/mês (2.037,12 MWh/ano). De acordo com o cálculo de compensação ambiental da Ludfor, as usinas evitarão a emissão de cerca de 250 toneladas de CO2 ao ano, equivalente a 25.590 mudas de árvores conservadas por 25 anos. Foram investidos R$ 6 milhões em cada projeto para colocá-los em operação.

As usinas já contam com 11 investidores. Os consumidores são condomínios, escritórios de advocacia, empresas do ramo de alimentação e centros esportivos. A comercialização dos lotes de sociedade da usina de Avelar foi realizado pela empresa Desperta Energia e os equipamentos para toda a usina foram adquiridos e transportados pela MTR Solar, distribuidora de equipamentos para usinas de minigeração de 1 MW a 5 MW.

“Acreditamos que ainda temos muito espaço para crescer nesse setor e é isso que oferecemos ao nosso investidor, a oportunidade de explorar o mercado que mais cresce no país ao lado de um parceiro com um extenso track-record. Queremos agradecer as empresas que nos deram suporte e nos apoiaram neste projeto como a MTR Solar, Desperta Energia, ITCE e Apex projetos & consultoria”, destaca o diretor da BRS, Rafael D´Angelo.

A BRS constrói e viabiliza usinas fotovoltaicas de geração distribuída em diversas regiões do Brasil. A empresa conta com um pipeline de mais de 40 MW de projetos e tem novos projetos sendo desenvolvidos. Além de Avelar, as usinas mais avançadas são Consolação 1 e 2, de 1 MW cada, na área de concessão da Energisa MG, com previsão de ativação até setembro de 2023. Com as quatro usinas, a BRS terá geração de energia suficiente para atender mais de 2.500 residências.

Expansão futura

A BRS já iniciou na semana passada as obras de dois novos projetos em São Paulo e Minas Gerais, que tem a CPFL Paulista e a Energisa como distribuidoras de energia nas respectivas regiões. Os dois projetos somados têm investimento de R$33 milhões.

A usina Jacarandá – Bebedouro, localizada no município de Bebedouro, em São Paulo, é voltada para a sustentabilidade desde o seu nascimento, pois está situada em uma área já antropizada pela produção agrícola e não causará praticamente nenhum impacto ambiental na vegetação nativa. O projeto prevê a potência de até 3.000 kWac /3.875 kWp, com uma geração média mensal estimada de 630.000 kWh/mês (7,5 milhões kWh/ano).

Já a “Usina Rio Novo” está localizada no município de Rio Novo, em Minas Gerais e prevê a potência de até 2,5 MWac/ 3,168 MWp, com uma geração projetada de 5.700 MWh/ano e também já tem definido a utilização de equipamentos da MTR Solar.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

V.tal fecha contratos com Atiaia e Atlas Renewable para operação de data centers no Brasil
21 novembro 2024 Acordos anunciados nesta quinta-feira (21/11) envolvem o fornecimento de 947 GWh por ano para a operadora de infraestrutura digital e a sua subsidiári...