IFRS lança Programa de Eficiência Energética

Share

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) lançou seu Programa de Eficiência Energética. Servidores e gestores de todos os campi do Instituto e convidados externos lotaram o auditório Rui Manuel Cruse para acompanhar ações e objetivos que vêm sendo desenvolvidos rumo à eficiência e sustentabilidade da instituição.

A implantação das usinas fotovoltaicas está ocorrendo em 16 campi do IFRS e deve ser finalizada em meados do próximo ano. Os investimentos chegarão a R$ 7 milhões, com recursos extra-orçamentários da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e de emenda da bancada federal gaúcha de deputados e senadores. Estima-se que, no ano de 2024, o IFRS possa produzir 65% da energia que consome (tendo como base os dados do ano de 2022), com a expectativa de atingir uma economia de aproximadamente R$ 1 milhão anuais (a depender do valor nominal da tarifa de energia, enquadramentos tarifários e da rotina de consumo de cada campus). Durante o evento, o Instituto entregou uma moção de agradecimento à bancada federal gaúcha, a qual foi recebida pela deputada federal Reginete Bispo.

O Programa de Eficiência Energética do IFRS é coordenado pela pró-reitoria de Administração do IFRS, por meio da Diretoria de Projetos e Obras (DPO), e operacionalizado por um Grupo de Trabalho, com servidores da área de engenharia de diferentes campi.

O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, salientou que o evento celebra a consolidação de uma importante iniciativa que começou em 2019, quando a instituição tinha o diagnóstico das dificuldades orçamentárias que se intensificavam, sendo necessário ter estratégias de sustentabilidade financeira, juntamente com o compromisso de proteção ao meio ambiente. Destacou que, além da geração de energia solar, o programa prevê a redução de consumo de energia e de outros recursos, para diminuir custos. O valor economizado poderá ser revertido em mais bolsas de ensino, pesquisa e extensão para os estudantes e possibilitar outras ações institucionais.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Dois parques solares e de armazenamento off-grid inaugurados na Amazônia peruana
22 novembro 2024 Os locais, com uma capacidade total de geração de 9,6 MWp e 13,5 MWh de armazenamento de energia, foram construídos no departamento de Loreto pela Ama...