Norsk Solar energiza primeiras usinas da parceria com a Órigo em Minas Gerais

Share

A Norsk Solar informou que a primeira usina do projeto solar fotovoltaico Órigo 1 (Uberlandia 2) foi aprovada e energizada pela Cemig. O projeto Órigo 1 está situado em Minas Gerais, no Brasil, e é composto por seis sistemas diferentes que totalizam 18 MW. É o primeiro de três projetos em que a Norsk Solar atua como o único produtor independente de energia e onde a empresa é responsável pelo desenvolvimento, financiamento e construção. A Órigo trabalhará na administração necessária para garantir os contratos das usinas com os consumidores finais.

Esta é a primeira parte  do Projeto Origo, que atualmente conta com um portfólio de 12 projetos, totalizando 37 MW no Brasil.

“Essa conquista é o primeiro passo para a Norsk Solar realizar o plano de negócios no Brasil. A equipe fez um trabalho magnífico ao levar a construção à fase final. Gostaria de estender a mão a todos os envolvidos e parabenizá-los por esta conquista. Este é o primeiro projeto de um pipeline de projetos em rápido crescimento no Brasil”, diz o CEO da Norsk Solar, Torbjørn Elliot Kirkeby – Garstad.

“O mercado corporativo e industrial brasileiro de energia solar está em rápido crescimento e vemos um grande potencial para nossa proposta de valor. Vemos ainda que estamos estabelecendo uma marca forte e garantindo uma boa posição de entrada no mercado com esses primeiros projetos no Brasil. Nossa ambição é crescer substancialmente como produtora de energia solar para clientes C&I no País nos próximos anos”, diz o country manager da Norsk Solar para o Brasil, Mauro Benedetti.

O projeto (Órigo 1) garantirá receita recorrente por 25 anos, nos termos do contrato de compra de energia (PPA) com o offtaker corporativo Órigo Energia, pioneiros no setor brasileiro de geração distribuída, fornecem energia limpa, por meio da gestão de cooperativas, a mais de 15.000 clientes, entre residências e pequenas empresas. A energia gerada será distribuída na forma de créditos aos seus clientes, em linha com nosso compromisso de democratizar o acesso à energia limpa no Brasil, tornando-a acessível a todos, principalmente aos da base da pirâmide social.

O desenvolvimento e a construção dos empreendimentos foram feitos em parceria com a GDSolar, pioneira e líder no desenvolvimento de energia solar no Brasil com 61 usinas em operação e 202 MWp de capacidade instalada.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

V.tal fecha contratos com Atiaia e Atlas Renewable para operação de data centers no Brasil
21 novembro 2024 Acordos anunciados nesta quinta-feira (21/11) envolvem o fornecimento de 947 GWh por ano para a operadora de infraestrutura digital e a sua subsidiári...