Governo do Amapá abre 50 vagas para curso de instalador de sistemas fotovoltaicos

Share

O governo do Amapá abriu inscrições para 50 vagas no curso de instalador de sistemas fotovoltaicos. A ação faz parte do programa Amapá Solar e conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) com objetivo de qualificar os amapaenses no setor da energia renovável, gerando mão de obra qualificada para o mercado local.

Quando formados, esses novos profissionais poderão ser contratados por empresas como a do grupo Minasol. No mês de abril, a empresa inaugurou uma fábrica no Distrito Industrial de Macapá e Santana, com incentivos do estado, para produzir painéis fotovoltaicos, se tornando uma das quatro indústrias do tipo existentes no país.

O setor de energia renovável é uma das apostas para o crescimento econômico do Amapá nos próximos anos. O número de unidades de geração distribuída na Região Metropolitana de Macapá cresceu 30% no primeiro trimestre de 2023, em comparação ao mesmo período de 2022. Além disso, já há mais de 40 empreendimentos cadastrados na Associação Amapaense das Empresas de Energia Solar.

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) é responsável pelo processo de seleção e acompanhamento dos candidatos. O treinamento está previsto para iniciar em setembro, com turmas nos turnos da manhã e tarde, no Centro de Formação Profissional do Senai, em Santana.

“É mais uma oportunidade para qualificar os trabalhadores, principalmente os alunos matriculados nas escolas públicas, que estão em vulnerabilidade social e trabalhadores cadastrados no Sine. O mercado exige um profissional preparado e qualificado e no setor de energias alternativas não seria diferente”, explicou a gerente do Núcleo de Educação e Qualificação Profissional da Sete, Juliane Pimentel.

Serviço

As inscrições acontecem até 25/08, e são recebidas das 8h às 13h, na Casa do Trabalhador, na Avenida Mendonça Júnior, 2858, em Macapá; e na sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine), na rua General Ubaldo Figueira, 911, Centro de Santana. Podem se inscrever pessoas a partir de 16 anos, com curso na área de eletricidade.

Para se candidatar, é necessário apresentar, no ato da inscrição, o RG, CPF, certificado de conclusão de ensino fundamental ou médio, comprovante de endereço e CPF da mãe, no caso de menores de idade. Estudantes devem apresentar declaração escolar. Para candidatos não cadastrados no Sine, também é necessário apresentar carteira de trabalho, PIS e currículo.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Dois parques solares e de armazenamento off-grid inaugurados na Amazônia peruana
22 novembro 2024 Os locais, com uma capacidade total de geração de 9,6 MWp e 13,5 MWh de armazenamento de energia, foram construídos no departamento de Loreto pela Ama...