AES liga usina fotovoltaica de 180 MW ligada a 112 MWh de armazenamento no Chile

Share

Da pv magazine LatAm

A AES Andes, unidade da norte-americana AES Corp., inaugurou a maior usina solar conectada com armazenamento de energia por bateria da América Latina.

O projeto solar Andes Solar IIb de 180 MW está conectado a um sistema de armazenamento com bateria de lítio de 112 MWh com cinco horas de capacidade de armazenamento. O fabricante de baterias Fluence forneceu os sistemas de armazenamento para o projeto.

A AES instalou uma unidade de 10 MW da usina com sua tecnologia de painéis pré-montados Maverick 5B, baseada em estruturas modulares pré-fabricadas que permitem a instalação dos painéis em um terço do tempo em relação aos sistemas solares convencionais e utilizando metade de sua superfície.

A usina está localizada a 230 km a leste de Antofagasta, no deserto do Atacama, e faz parte de um hub solar desenvolvido pela AES Chile na região. Incluindo a usina Andes Solar IIb, a AES atualmente opera 429 MW de PV na região de Antofagasta.

Este ano, a AES concluiu o projeto fotovoltaico Cristales de 379 MW no setor Salar Imilac, próximo ao hub Andes Solar da empresa.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Dois parques solares e de armazenamento off-grid inaugurados na Amazônia peruana
22 novembro 2024 Os locais, com uma capacidade total de geração de 9,6 MWp e 13,5 MWh de armazenamento de energia, foram construídos no departamento de Loreto pela Ama...