Agências federais dos EUA impelidas a explorar 25 GW de potencial solar em canais

Share

Da pv magazine Global

O Departamento do Interior dos EUA e o Bureau of Reclamation receberam uma carta assinada por mais de 125 grupos instando-os a criar uma iniciativa para desenvolver instalações solares acima de canais e aquedutos de propriedade e operação federal.

O pedido, assinado por grupos climáticos e ambientais importantes, destacou a oportunidade de cobrir 8.000 milhas (12.000 km) de canais ao ar livre com capacidade solar. Estima-se que 25 GW de energia renovável, o suficiente para abastecer quase 20 milhões de residências, poderiam ser instalados nesses locais, disse o grupo.

“O Bureau of Reclamation tem total autoridade para executar este plano. O Congresso forneceu ao Departamento do Interior autoridade clara para conceder concessões para autorizar o uso de terras do Bureau of Reclamation, inclusive para serviços públicos, linhas de transmissão e outros usos apropriados”, disse a carta.

A instalação de energia solar sobre canais traz benefícios adicionais significativos. Em primeiro lugar, preserva as terras públicas. A Lei de Energia de 2020 criou um mandato para implantar 25 GW de energia renovável onshore em terras públicas sem destruir um acre adicional de habitat. Cobrir os canais do Bureau of Reclamation sozinho poderia atingir esse objetivo.

Além disso, um dossel solar sobre os canais leva a uma menor evaporação da água por meio do sombreamento e do resfriamento. Os grupos estimam que dezenas de bilhões de galões de evaporação de água doce poderiam ser reduzidos como resultado. Isso pode ser crítico, pois apesar de ter um inverno chuvoso, grande parte do oeste dos Estados Unidos permanece em uma seca de longo prazo que provavelmente piorará à medida que as mudanças climáticas se intensificarem.

“O Bureau of Reclamation e os estados dependentes do rio Colorado já estão considerando cortes de água sem precedentes para proteger o abastecimento de água para 40 milhões de pessoas que dependem do rio”, disse a carta. “Em um estudo que examina ações semelhantes em canais de água na Califórnia, os cientistas estimaram que a sombra fornecida pelos painéis solares poderia reduzir a perda de água devido à evaporação em 63 bilhões de galões de água por ano, uma quantidade equivalente ao consumo anual de água de aproximadamente 2 milhões de pessoas por ano”.

Muitos canais operados pelo governo federal estão localizados em comunidades de Justiça Ambiental, o que significa que adicionar uma geração solar significativa pode ajudar a eliminar o uso de combustíveis fósseis nessas comunidades, que são mais impactadas pelos resultados negativos para a saúde da produção e consumo de combustíveis fósseis.

O Central Valley Project da Califórnia, um grande sistema de canais, usa aproximadamente 1 bilhão de kWh de eletricidade anualmente para bombear água. Aproximar a energia solar desses sistemas ofereceria um sistema eficiente de movimentação de água, substituindo os geradores a diesel usados hoje.

“Dada a longa história do Bureau of Reclamation na criação de energia hidrelétrica, a geração de gigawatts de energia solar em seus canais seria um benefício puramente aditivo e poderia até mesmo ajudar a resolver deficiências na geração de eletricidade, como quando as usinas hidrelétricas não conseguem operar devido aos baixos níveis de água”, disse a carta.

A energia solar canal-top está ganhando popularidade em todo o mundo. Projetos na Califórnia, Índia, Espanha e França estão em andamento, com muitos deles em grande escala.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

V.tal fecha contratos com Atiaia e Atlas Renewable para operação de data centers no Brasil
21 novembro 2024 Acordos anunciados nesta quinta-feira (21/11) envolvem o fornecimento de 947 GWh por ano para a operadora de infraestrutura digital e a sua subsidiári...