O consumo de energia elétrica no Brasil aumentou 1,7% em junho, em comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a atingir 63.418 MW médios. De acordo com dados do boletim InfoMercado Quinzenal, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o crescimento se deve ao aumento das temperaturas registradas em boa parte do país e o bom desempenho de setores como a extração de minerais metálicos, o comércio e o ramo alimentício.
Enquanto no mercado livre, em que o fornecedor de eletricidade é escolhido pela indústria e grandes empresas, apresentou alta de 1,5% no consumo, no ambiente regulado, onde residências e pequenos estabelecimentos compram sua energia das distribuidoras, o crescimento foi ainda maior, de 1,8%.
Entre os 15 setores da economia presentes no mercado livre, os segmentos de extração de minerais metálicos, comércio e alimentos, tiveram o melhor desempenho com aumento de 10,8%, 6,0% e 4,8%, respectivamente, em comparação com o mesmo período de 2022. Já na outra ponta, os setores que apresentaram piores desempenho foram o de têxteis, com recuo de 4,6%, e veículos, com queda de 4,4%.
Impactadas por avanços no mercado livre e pelas temperaturas acima da média, na avaliação regional, as maiores altas de consumo ficaram concentradas nas regiões Nordeste e Norte, puxadas sobretudo pelo aumento de uso de equipamentos de refrigeração, como o ar-condicionado. Destaques nesse cenário para o Maranhão (41,7%), Amazonas (12,3%) e Acre (11,6%).
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.