No DF, 80 prédios públicos serão abastecidos por energia solar

Share

O Governo do Distrito Federal (GDF) passa por mudanças no sistema de fornecimento de energia de administração pública, com o projeto CITinova, parceria do GDF com o governo federal e a Organização das Nações Unidas (ONU) em que foram investidos R$ 4,1 milhões para a construção de quatro unidades públicas de geração de energia solar.

Uma usina será instalada no solo do Parque Ecológico de Águas Claras e os demais três pontos de abastecimento da rede pública se localizam nos telhados das edificações dos parques do Cortado (Taguatinga), Ezechias Heringer (Guará) e Dom Bosco (Lago Sul).

Ao todo, oitenta prédios públicos, dos quais dez são escolas, terão a energia gerada por painéis solares.

“Isso é extremamente inovador, porque não existe no Brasil nenhuma usina pública de geração de energia. Aqui nós estamos trabalhando para que tenhamos um instrumento que viabilize esse funcionamento”, destaca o secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes.

O DF já tem uma potência geração distribuída solar de 285 MW, segundo dados da Aneel, distribuídos em mais de 16 mil sistemas.

A chefe da Assessoria Estratégica da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), Suzzie Valladares afirmou que quando a lei Lei nº 6.891, de 2021, que estabelece indicadores e metas progressivas para a administração pública no setor de energia sustentável, mudou, a secretaria viu uma oportunidade.

“Nós já estávamos atentos à geração distribuída [realizada por fontes renováveis de energia]. Uma usina pública melhora a eficiência energética”, ressaltou Valladares.

Com as obras de instalações já finalizadas, o funcionamento das fazendas solares  deve acontecer apenas após a finalização do convênio entre as secretarias de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema) e de Educação (SEE), Brasília Ambiental, Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) e Jardim Botânico de Brasília (JBB), além dos pareceres jurídicos e a vistoria da Neoenergia.

 

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Dois parques solares e de armazenamento off-grid inaugurados na Amazônia peruana
22 novembro 2024 Os locais, com uma capacidade total de geração de 9,6 MWp e 13,5 MWh de armazenamento de energia, foram construídos no departamento de Loreto pela Ama...