Os participantes da indústria consultados pela OPIS divergiram sobre a direção que eles viam para os preços após uma importante conferência de polissilício na China na semana passada, com o pessimismo sendo o clima predominante. Valores baixos em torno da marca CNY 60/kg, geralmente considerados como o valor de custo do polissilício da China, continuaram a ser a maioria dos números revelados durante a pesquisa de mercado da OPIS no início desta semana, embora tenham surgido rumores de uma recuperação de preços.
O que parece um momento de calma – interrompendo quase seis meses de quedas sucessivas, às vezes dramáticas – reflete um mercado avaliando ativamente o que acontecerá a seguir.
Uma fonte que viu o polissilício subir para CNY 67/kg leu os preços mais baixos das duas semanas anteriores como uma limpeza dos estoques dos fabricantes antes do final do segundo trimestre. O estoque de um fabricante de polissilício, estimado em 10.000 MT na semana passada, caiu pela metade até o final da semana. Os cortes de energia em algumas regiões afetaram as taxas operacionais de usinas monocristalinas, observou uma fonte.
As discussões sobre aumentos de preços estenderam-se inclusive à cadeia downstream. Os preços dos wafers atingiram seu ponto mais baixo, concordaram a maioria dos participantes do mercado, e o segmento de wafers está começando a sinalizar possíveis declives futuros. Numerosas fontes confirmaram à OPIS que a capacidade limitada de novos wafers entrará em operação no segundo semestre de 2023, potencialmente mantendo mais de 140 GW de capacidade nominal anual fora do mercado, de acordo com dados da OPIS.
Conversas à parte, o fantasma do excesso de oferta continua pairando sobre o mercado chinês de polissilício. “É óbvio que o polissilício está em excesso”, reiterou um contato, enquanto outro disse que, no geral, “os estoques são muito grandes”. A nova capacidade de junho de um grande produtor de cerca de 120.000 toneladas foi adiada, mas apenas até o terceiro trimestre.
A OPIS, uma empresa do Dow Jones, fornece preços de energia, notícias, dados e análises sobre gasolina, diesel, combustível para aviação, GLP/NGL, carvão, metais e produtos químicos, bem como combustíveis renováveis e commodities ambientais. Adquiriu ativos de dados de preços da Singapore Solar Exchange em 2022 e agora publica o OPIS APAC Solar Weekly Report.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.