Em 2015, o diretor-gerente da Sunwiz, Warwick Johnston, alertou os desenvolvedores solares de grande escala que as instalações fotovoltaicas no telhado acabariam comendo seu almoço.
“Agora, o que vejo é mais nuançado e circular do que isso – as energias renováveis vão se consumir”, disse ele à pv magazine Australia. “A transmissão leva muito tempo para ser construída. Enquanto você espera por essa transmissão, haverá preços de eletricidade voláteis e mais altos. A resposta natural a isso será instalar painéis fotovoltaicos no telhado ou instalar armazenamento, potencialmente armazenamento local e armazenamento para melhorar a transmissão, todo esse tipo de coisa”.
Ele disse que as baterias serão concluídas mais rapidamente do que a transmissão, levando a um declínio na justificativa econômica para a transmissão. No entanto, projetos de transmissão ainda serão desenvolvidos, o que por sua vez diminuirá a racionalidade econômica das baterias.
Embora esse enigma de caso de negócios afete mais claramente os grandes projetos de baterias, que obtêm a maior parte de sua receita nos mercados curto prazo, os recursos de energia distribuída, como energia solar em telhados e baterias de rede, continuarão a transformar totalmente os sistemas de energia.
Em abril, a diretora do Superpower Institute, Gabrielle Kuiper, observou as descobertas da modelagem da ITP Renewables, que sugere que, uma vez que a Austrália atinja seu ponto de saturação de recursos de energia distribuídos, a energia solar combinada com baterias poderia reduzir o pico noturno do mercado atacadista de 67% a 92%.
As previsões de demanda que sustentaram grande parte da modelagem de transição da Austrália até o momento estão sendo cada vez mais questionadas, dado o fato de que os modelos – como Kuiper aponta – têm a deficiência de confiar em um passado que provavelmente é completamente diferente do futuro energético.
Johnston descreve a suposição de que a Austrália deveria estar construindo grandes quantidades de transmissão como algo que permaneceu, até muito recentemente, “não examinado”. Um coro crescente de especialistas do setor está questionando se a extensão atual dos projetos de transmissão planejados é de fato vital, mas essa também é uma mudança relativamente recente.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.