O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no Maranhão, inaugurou neste mês uma microrrede de energia elétrica inteligente, coma qual espera redução de aproximadamente 40% no consumo mensal de energia da organização. O projeto foi desenvolvido por iniciativa da Agência Espacial Brasileira (AEB), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do Comando da Aeronáutica (Comaer) e do Grupo Equatorial Energia, tendo como parceiro tecnológico a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A microrrede é composta por 2.832 painéis solares de 445 Wp, perfazendo uma usina fotovoltaica de 1,25 MWp, capaz de produzir 1.823 MWh anualmente. Além disso, conta com um sistema de armazenamento em baterias de íons-lítio, com capacidade de armazenamento de 1 MWh. Sua interconexão automática permite a utilização de quatro fontes de energia distintas, segundo João Caracas, superintendente da Enova, subsidiária de geração distribuída do grupo Equatorial.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.