Estrutura de montagem solar feita de turbinas eólicas em fim de vida útil

Share

Da pv magazine Global

A startup suíça Turn2Sun Renewables, uma subsidiária do grupo de consultoria de engenharia Planair, desenvolveu uma estrutura de montagem fotovoltaica feita de turbinas eólicas em fim de vida útil. A solução “Blade2Sun” usa pás reutilizadas para suportar uma estrutura metálica que suporta módulos fotovoltaicos bifaciais, contornando a necessidade de uma estrutura de montagem padrão com vigas metálicas.

“O número de módulos que podem ser montados em uma única pá depende de vários parâmetros, como o comprimento da pá, o reforço lateral e as condições climáticas locais, principalmente vento e neve”, disse o chefe de projeto da Planair, Noé Tallon, à pv magazine.

A empresa instalou um protótipo em um local de 2.500 metros de altitude na região de Grisons, na Suíça. Possui nove módulos solares bifaciais de 430 W em uma lâmina e outros sete painéis na outra lâmina, em fileiras de três na posição paisagem.

“Não há reforços laterais, pois o projeto piloto usa apenas trilhos de montagem fotovoltaicos padrão disponíveis comercialmente”, disse Tallon. “As próximas iterações do protótipo usarão reforços para alcançar uma extensão maior e, portanto, aumentar o número de módulos paralelos em uma única pá”.

As pás eólicas na instalação piloto têm 8,4 metros de comprimento e pesam 420 kg cada. Eles são montados em uma estrutura de suporte de 5 metros de altura. Tallon disse que a Turn2Sun visa instalar a estrutura de montagem solar o mais próximo possível dos parques eólicos realimentados, a fim de minimizar os custos de transporte e a pegada de carbono total.

“A principal vantagem de custo desta solução é o uso de pás de turbinas eólicas usadas que têm um custo bruto insignificante ou mesmo negativo, tornando-a muito competitiva em comparação com estruturas metálicas pesadas geralmente usadas para instalações fotovoltaicas elevadas e representando uma fração significativa dos custos globais”, afirmou Tallon.

A empresa disse que está desenvolvendo parcerias com vários players globais para oferecer a solução Blade2Sun em outros países além da Suíça. As aplicações poderiam inclir estacionamentos, reservatórios de água, instalações agrovoltaicas e matrizes de beira de estrada.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Dois parques solares e de armazenamento off-grid inaugurados na Amazônia peruana
22 novembro 2024 Os locais, com uma capacidade total de geração de 9,6 MWp e 13,5 MWh de armazenamento de energia, foram construídos no departamento de Loreto pela Ama...