A empresa de energia AES Andes comunicou à Comissão Chilena do Mercado Financeiro a compra da totalidade das ações da empresa composta por 50% da francesa EDF EN Chile Holding SpA e 50% da japonesa Marubeni Corporation, denominada Helio Atacama Tres (HAT), proprietária da usina fotovoltaica Bolero, com capacidade instalada de 146 MW, que inclui uma subestação elétrica e uma linha de transmissão de 220 kV.
A usina está localizada na comuna de Sierra Gorda, na região de Antofagasta.
No referido documento, fica implícito que a concretização da operação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, usuais para este tipo de operação e que, uma vez concluída, a HAT passará a ser uma subsidiária da AES Andes.
A operação totaliza um montante de 112,7 milhões de dólares, “que corresponde a um aporte de capital à HAT pela Companhia (Aes Andes), destinado ao pagamento de todas as suas obrigações financeiras correntes com um sindicato de bancos liderado pelo Banco Itaú Chile e o preço a ser pago pelas ações de propriedade dos Vendedores”, especifica-se.
Acrescenta-se ainda que a Aes Andes não consolidará novas dívidas financeiras, “já que todas as obrigações da HAT com bancos e instituições financeiras serão extintas”.
“Esta transação faz parte da estratégia Greentegra definida pela Companhia, que consiste em incorporar ativos de geração renovável ao seu portfólio, em linha com o compromisso de descarbonizar a matriz energética”, acrescenta.
Sobre este último, cabe lembrar que no final de maio, o conselho de administração da AES Andes aprovou a desativação antecipada de duas novas unidades termelétricas, totalizando 276 MW. Com este anúncio, a empresa já se comprometeu a descarbonizar 1.693 MW de seu portfólio até 2025.
Em dezembro de 2016, a EDF EN e a Marubeni anunciaram a inauguração da usina solar Bolero, com 475.000 módulos fotovoltaicos colocados em sistemas de rastreamento e cobrindo uma área de mais de 500 hectares.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.