Usina de 2 MWp em Rondônia abastecerá unidades da Vivo

Share

Em junho, a Helexia iniciou a operação comercial de uma usina solar de 2 MWp em Rolim de Moura, Rondônia, construída pela empresa para abastecer unidades operacionais da Vivo, como parte do acordo de geração distribuída entre as duas.

O parque solar construído pela Helexia em Rolim de Moura pode ser ampliado em 50% de sua capacidade instalada. Com isso, o empreendimento passará a produzir um total de 3 MWp, dos quais 1 MWp será dedicado ao atendimento de uma outra empresa, demonstrando investimento contínuo na cidade. A área para a construção já está pronta e as obras estão previstas para os próximos meses.

Em abril, a Helexia entregou outras três usinas da Vivo, localizadas no Paraná.  No mês de março, a empresa também finalizou as obras da unidade do município de Paranaíba, no Mato Grosso do Sul. Com isso, a empresa atinge a marca de 25,3 MWp em operação comercial dos contratos com a Vivo.

“A energia gerada em Rolim de Moura poderá ser usada pela Vivo em qualquer município da área de concessão da Energisa Rondônia. Além disso, o empreendimento vai mostrar a outras empresas o potencial para a geração de energia renovável na região, levar emprego aos moradores e mostrar a contribuição da cidade no combate às mudanças climáticas”, comenta o CEO da Helexia Brasil, Aurélien Maudonnet. 

A energia produzida será injetada no Sistema Nacional Integrado (SIN) e se transformará em créditos para a Vivo, que também terá importante economia em suas faturas de energia elétrica.

“Este é mais um importante passo no projeto de geração distribuída da Vivo, que prevê a instalação de usinas de fontes solar, hídrica e de biogás, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e diversificação da matriz energética em diferentes regiões do país”, diz o diretor de Patrimônio, Logística e Compras da Vivo, Caio Guimarães.

Webinar da pv magazine Brasil

Dia 07 de junho vamos discutir como os segmentos da geração distribuída estão sendo afetados pelo novo marco regulatório e analisar os números de novas conexões, comparar os diferentes modelos de negócios, além de debater os desafios de conexão e de financiamento e as possíveis soluções.  Registre-se agora!

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Dois parques solares e de armazenamento off-grid inaugurados na Amazônia peruana
22 novembro 2024 Os locais, com uma capacidade total de geração de 9,6 MWp e 13,5 MWh de armazenamento de energia, foram construídos no departamento de Loreto pela Ama...