Rio Grande do Sul assina quinto memorando para desenvolvimento de hidrogênio verde

Share

O governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sema), e as empresas Green EN.IT e Ventos do Atlântico Energia Eólica S.A. assinaram, na última terça-feira (30/5), um memorando de entendimento (MdE) a fim de estabelecer uma cooperação para a produção de hidrogênio verde (H2V) no Rio Grande do Sul. Esse foi o quinto MdE assinado entre o governo e empresas privadas para o desenvolvimento de projetos do setor.

Outros memorandos já foram assinados com Neoenergia, Enerfin, Ocean Winds e White Martins.

Com vigência de três anos, além do foco na cooperação pelo desenvolvimento de projetos para produção de H2V, o acordo com a Green EN.IT pretende viabilizar a identificação de eventuais entraves regulatórios e fiscais.

A Green EN.IT, com sede em Londres e escritórios na Itália, tem experiência em energia renovável e produção de H2V. Investidora em projetos de infraestrutura de energia verde, a empresa atua na geração, transmissão e distribuição de energia.

A Ventos do Atlântico Energia Eólica S.A. desenvolveu um projeto de geração eólica com capacidade de 516 MW a ser instalado em São José do Norte, município localizado no extremo sul do estado. A empresa tem em seu quadro societário um dos diretores da EN.IT.

A produção de H2V exige uma grande quantidade de energia elétrica, que deve ser proveniente de fonte renovável. Atualmente, 80% da energia produzida no estado tem origem renovável, sendo cerca de 20% de energia eólica, com grande potencial de expansão.

Segundo o Atlas Eólico do RS, a capacidade eólica onshore é de 102,8 GW e mais 114,2 GW em alto-mar (offshore). Atualmente, o estado produz 5% dessa capacidade, o que evidencia a possibilidade de larga exploração dos ventos.

Há no estado 61 projetos onshore em 31 municípios que somam 15,5 GW e projetam investimentos de R$ 90 bilhões. No litoral, existem 22 projetos eólicos offshore, que somam 56,7 GW e investimentos previstos em torno de R$ 750 bilhões.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Dois parques solares e de armazenamento off-grid inaugurados na Amazônia peruana
22 novembro 2024 Os locais, com uma capacidade total de geração de 9,6 MWp e 13,5 MWh de armazenamento de energia, foram construídos no departamento de Loreto pela Ama...