A operadora do sistema de transmissão de alta tensão da Bélgica, Elia, anunciou que o país forneceu eletricidade solar e eólica suficiente para cobrir toda a demanda do país pela primeira vez em 29/05. A participação da energia solar na geração recorde de eletricidade foi substancialmente maior do que a eólica, em torno de 5.500 MW, de acordo com um gráfico publicado por Elia.
O registro ocorreu entre 13h e 13h30. Juntos, energia solar e eólica geraram 8.303 MW de eletricidade na segunda-feira, batendo o recorde de 7.695 MW de domingo, escreveu Elia em um post em seu canal no LinkedIn. O recorde do ano passado foi de 7.112 MW em 11/05.
“Momentos como este evidenciam a necessidade de um novo modelo de mercado que estimule o consumo flexível”, disse o operador do sistema. “Sob esse modelo, os consumidores com aparelhos flexíveis, como bombas de calor e carros elétricos, poderão carregar seus aparelhos quando houver muita eletricidade verde e barata disponível, ao mesmo tempo em que ajudam a manter a rede elétrica em equilíbrio”.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.