CGN e Quinto assinam MoU para potencial de 14 GW de eólica e solar na Bahia

Share

A gigante chinesa CGN Brazil Energy assinou nesta terça-feira (30/05) um memorando de entendimento (MoU) com a empresa brasileira Quinto Energy visando a implantação mega complexo de energia eólica e solar, no sertão da Bahia, com foco na produção de hidrogênio verde em larga escala. A parceria visa a implantação de parques eólicos e solares com capacidade instalada de 14 GW.

O acordo de cooperação foi assinado pelas empresas no Senai Cimatec, durante a cerimônia de inauguração do complexo eólico Tanque Novo, segundo maior projeto da CGN no Brasil, cujo investimento foi de R$ 1,15 bilhão.

“Estamos em contato com a Quinto há um bom tempo, mas recentemente vínhamos estudando alguns projetos de hidrogênio e amônia, e consideramos um dos projetos mais consistentes que a gente viu no mercado. Acreditamos muito no projeto e no conceito que está sendo implementado pela Quinto Energy”, afirma o diretor de Desenvolvimento de Negócios da CGN Brazil Energy, André Martini.

“A Bahia é o futuro dos combustíveis renováveis. Em suas diferentes formas, com fonte híbrida de energia eólica e solar, linhas de transmissão interligadas, Polo Petroquímico interligado ao Porto de Aratu, a Bahia vai liderar o processo das refinarias verdes do mundo”, afirmou o CEO da Quinto Energy, Rafael Cavalcanti.

Também estiveram presente no evento o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Efrain da Cruz, o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, e a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), Elbia Gannoum.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Dois parques solares e de armazenamento off-grid inaugurados na Amazônia peruana
22 novembro 2024 Os locais, com uma capacidade total de geração de 9,6 MWp e 13,5 MWh de armazenamento de energia, foram construídos no departamento de Loreto pela Ama...