Estudo do Tracker Solar da MTR Arcol é reconhecido em premiação da UFJF

Share

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizou no dia 25/05, na Faculdade de Engenharia, a primeira entrega do “Prêmio de Inovação” para incentivar e reconhecer profissionais inovadores que geram produtos, processos ou serviços para a sociedade.

O projeto “Análise Estrutural e Mecânica para um Sistema de Seguidor Solar Fotovoltaico”, coordenado por Eduardo Pestana de Aguiar, PhD em engenharia elétrica, que analisou o tracker solar da MTR-ARCOL, foi contemplado com a menção honrosa na categoria Projetos P&D e Prestação de Serviços.

Em 2022, a MTR-ARCOL Estruturas contratou a UFJF para fazer uma certificação técnica do seu novo tracker. A equipe técnica da universidade, formada na sua maioria por engenheiros, realizou o estudo do equipamento e da estrutura, para verificar se havia pontos de ruptura no projeto. O objetivo era produzir subsídio técnico para validar a utilização dos seguidores.

O estudo levou em consideração os casos mais críticos de operação sob os fenômenos e forças de rajadas de ventos no Brasil. Os resultados são baseados em equações analíticas e simulações computacionais no Software SolidWorks, através do Método dos Elementos Finitos, condicionando a estrutura nos carregamentos fluidodinâmicos mais solicitados, buscando assim, respaldar todo o conjunto estrutural de falhas estáticas e dinâmicas sob efeitos aero elásticos.

O escopo das atividades e metodologia do projeto foram: modelagem em ambiente 3D dos componentes do sistema e análise de convergência de malha; simulação das distribuições de pressão de carregamento de vento na estrutura; análise estrutural estática do equipamento sob as pressões de carregamento de vento; dimensionamento e validação do acionador selecionado; e análise modal das frequências de oscilação do sistema e cálculo das velocidades críticas de vento para efeitos de ressonância.

O novo tracker solar já está sendo fabricado sob demanda na fábrica da MTR-ARCOL que conta com 10.000 M². O Tracker Solar MTR-ARCOL é adaptável às condições de clima e solo de diferentes regiões do país e programa o posicionamento dos módulos solares considerando a posição solar em cada estação do ano.

O equipamento tem um giro de -55º até 55° e conta com duas novidades adaptadas para o mercado brasileiro: o “mancal”, elemento de máquina que serve como apoio fixo para a transmissão mecânica em elementos girantes (eixos e rolamentos), patenteado pela MTR-ARCOL, que diminui o esforço mecânico do motor. E o “amortecedor” que alivia o impacto de ações do tempo como chuva forte e ventania em diferentes regiões e estações do ano que possam causar um grande impacto na estrutura.

Vendas aumentam 50% até abril

A MTR Solar, que atua no segmento de distribuição de equipamentos para usinas de minigeração de 1 a 5 MW, já comercializou nos primeiros quatro meses de 2023 mais de 500MW em equipamentos solares, um crescimento de 50% em relação ao mesmo período do ano anterior. A meta da empresa para 2023 é chegar a 1,5 GW em equipamentos. O foco é atender todas as demandas do projeto da usina solar, com módulos, inversores, estrutura fixa, tracker, skid de média tensão e cabos de energia.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Tellar Engenharia aposta no modelo de “engenharia como um serviço” para o pequeno integrador
26 novembro 2024 Oferecendo serviços como projeto, homologação e consultoria, a Tellar Engenharia já faturou R$ 3 milhões em 2024 e mira R$ 12 milhões em 2025, com foc...