A Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) de Campinas, São Paulo, supre, desde 2019, cerca de 70% da energia que consome em suas unidades com a geração de painéis solares fotovoltaicos nas regionais Leste, Sudoeste, Sul, almoxarifado e Centro de Educação Profissional de Campinas (CEPROCAMP) Unidade José Alves. Com as instalações, as usinas geram economia mesmo nas unidades em que não foi possível instalar o equipamento.
O economista Lucas Gimenez Pavanello, gerente Administrativo e Financeiro da Fumec, explica que há locais em que não foi possível a colocação dos painéis, como a Fumec Sede e o Ceprocamp-Centro, por motivos técnicos, arquitetônicos ou de patrimônio histórico. “Entretanto, utilizamos o excedente de energia de unidades que possuem o sistema fotovoltaico para obter desconto nos valores das nossas contas de energia elétrica”, acrescenta.
Pavanello ressalta que, nos estudos realizados para a compra dos painéis, o retorno do investimento consegue ser recuperado a partir de sete anos. “Tempo excelente, considerada a vida útil do equipamento, que é de 25 anos”, completa. Segundo ele, os investimentos feitos desde 2019 totalizam pouco mais de R$ 729 mil e devem estar 100% recuperados ao longo dos próximos cinco anos.
O levantamento considera tanto as usinas solares de grande porte, como os sistemas de geração própria de energia em telhados, fachadas e pequenos terrenos. De acordo com Absolar, a energia solar já equivale a 11,6% da matriz elétrica do país.
Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o setor gerou mais de 868,8 mil novos empregos no Brasil entre 2012 e 2023.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.