As concessionárias de energia já estabelecidas e mais tradicionais estão cada vez mais dominando a propriedade e o desenvolvimento de usinas solares centralizadas. Apenas seis empresas especializadas em energia renovável fazem parte da lista dos 20 maiores desenvolvedores de projetos do mundo, e apenas duas aparecem entre os 20 maiores proprietários de usinas solares em grande escala, de acordo com os dados compilados pela Wiki-Solar, empresa de pesquisa do Reino Unido.
A NextEra Energy agora encabeça ambas as listas. De acordo com Philip Wolfe, da Wiki-Solar, isso se deve “especialmente à recente e intensa ‘solarização'” de sua subsidiária Florida Power & Light. Há apenas seis anos, o NextEra estava em 6º lugar, mas subiu uma posição a cada ano desde então.
Os desenvolvedores independentes de energias renováveis são liderados pela Canadian Solar e pela First Solar, que ocupam o quinto e o sexto lugar da lista geral. A ACME Solar da Índia segue em nono lugar, com a americana Cypress Creek em 14º.
A Wiki-Solar considera a Lightsource, que ocupa a 17ª posição, como uma empresa renovável, mas a BP agora tem uma participação importante nela. O último dos seis é o legado de projetos deixados pela extinta SunEdison.
Cinco outras empresas renováveis puras chegaram ao top 30 de desenvolvedores – JinkoSolar, da China, e BayWa r.e da, Europa. Além disso, Neoen, FRV e X-Elio têm cada uma pelo menos 2 GW (AC) de capacidade cumulativa.
Já na lista de proprietários de geração solar em escala de serviços públicos, a State Power Investment Corp. da China (SPIC) ocupa o segundo lugar, com outras cinco empresas chinesas entre as 20 primeiras.
A Europa é liderada pela Enel, que ficou em terceiro lugar, mas EDF, Engie e Iberdrola também estão no topo da lista. A Índia vem com Adani no No. 4, e NTPC e Azure também estão listados. AES, Dominion e Duke Energy representam os Estados Unidos, ao lado da NextEra.
“Os projetos solares em escala de serviços públicos estão ficando cada vez maiores, com os maiores agora medidos em gigawatts”, disse Wolfe. “Poucas, exceto as grandes multinacionais, têm força financeira para assumir projetos nessa escala, então esperamos que seu domínio continue.”
As únicas empresas renováveis entre os 20 maiores IPPs/proprietários são a JinkoSolar e a Lightsource BP. Três investidores em infraestrutura também aparecem, liderados por Global Infrastructure Partners em 19º lugar, com D.E. Shaw Renewable Investment (DESRI) e Berkshire Hathaway de Warren Buffett mais abaixo.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.