Meu Financiamento Solar amplia negócios com maior demanda por carregadores de veículos elétricos no Brasil

Share

A fintech Meu Financiamento Solar, uma solução banco BV especializada em financiamento para sistemas de geração fotovoltaica no Brasil, ampliou seu portfólio de soluções para atender a crescente frota de veículos elétricos no país. A empresa desenvolveu linhas específicas para financiar os carregadores dos VEs, com perspectivas de crescimento acelerado deste produto financeiro nos próximos cinco anos.

Em 2022, foram licenciados 50.011 veículos eletrificados no Brasil, dos quais 9.189 elétricos e 40.822 híbridos, de acordo com a Anfavea/Renavam. No ano anterior, foram 35.303 veículos. Em 2023, entre janeiro e abril, já foram licenciados mais 19.574, dos quais 2.532 elétricos e 17.042 híbridos.

De acordo com mapeamento realizado pelo Meu Financiamento Solar, 90% dos veículos elétricos que circulam no Brasil são carregados em casa e no trabalho. A solução de crédito da empresa já está disponível na plataforma e a aquisição dos carregadores pode ser feita individualmente ou integrada com a instalação de painéis solares em telhados de residências e empresas.

Segundo estudo da Bloomberg New Energy Finance (BNEF), os veículos elétricos deverão se tornar mais baratos que veículos a combustão por volta de 2027. A projeção é calcada nos recentes planos anunciados pelas grandes montadoras internacionais, de expandir a oferta de veículos elétricos e aumentar o ganho de escala em termos globais.

Em 2022, de acordo com a International Energy Agency (IEA), os veículos elétricos representaram 14% do total das vendas de novos veículos no mundo. Em 2021, esse percentual foi de 9% e, para 2023, a projeção é de 18%. Desse percentual, aproximadamente 70% são veículos são 100% elétricos, conhecidos como BEVs (Battery Electric Vehicles).

A diretora do Meu Financiamento Solar, Carolina Reis, diz que a proposta com a nova solução é democratizar ainda mais os veículos elétricos aos consumidores em geral no país, com um serviço 100% digital e sem burocracia. “O desenvolvimento de soluções é o pilar principal do DNA da empresa, que vem da economia digital com foco no cliente e nas tendências de mercado na área de sustentabilidade”, comenta Carolina.

Diversificar a oferta de soluções de energia é um dos caminhos apontados para empresas que atuam no mercado de geração distribuída, em ano de adaptação ao novo mercado regulatório.

Webinar da pv magazine Brasil

Dia 07 de junho vamos discutir como os segmentos da geração distribuída estão sendo afetados pelo novo marco regulatório e analisar os números de novas conexões, comparar os diferentes modelos de negócios, além de debater os desafios de conexão e de financiamento e as possíveis soluções.  Registre-se agora!

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Tellar Engenharia aposta no modelo de “engenharia como um serviço” para o pequeno integrador
26 novembro 2024 Oferecendo serviços como projeto, homologação e consultoria, a Tellar Engenharia já faturou R$ 3 milhões em 2024 e mira R$ 12 milhões em 2025, com foc...