No mês passado, a Enel North America identificou Oklahoma como o principal candidato para sua nova fábrica de células solares e módulos, e esse plano está um passo mais perto de ser concretizado com um pacote votado pelo Senado de Oklahoma.
Em uma reunião do comitê conjunto de apropriações, foi aprovado um pacote inicial que poderia dar até US$ 180 milhões em incentivos fiscais. De acordo com um artigo do jornal The Oklahoman, o dinheiro sairia das sobras do orçamento de 2022.
A instalação, anunciada pela primeira vez em novembro de 2022, será operada por meio da afiliada da empresa, 3Sun USA. Espera-se que a capacidade inicial da fábrica de células e módulos solares seja de 3 GW, e a Enel declarou planos de dobrar essa capacidade para 6 GW no local. A expectativa é que a instalação traga milhões de dólares em investimentos para o estado e crie mais de 1.500 empregos, com produção prevista para o final de 2024. Uma determinação no projeto de lei é que pelo menos 1.400 empregos devem ser criados para receber o valor total de incentivos.
A fábrica de módulos solares teria sido construída no porto de Tulsa, em Catoosa, perto do sistema de navegação do rio McClellan-Kerr Arkansas. O porto abrange uma área de 2.500 hectares e abriga mais de 70 empresas em seu parque industrial.
A Enel Green Power North America não é novata no estado de Oklahoma. A empresa possui doze parques eólicos em operação no estado, representando mais de 2 GW de capacidade operacional e US$ 3 bilhões em investimentos no estado até o momento. A Enel tem atualmente um décimo terceiro parque eólico, o Seven Cowboy Wind Project, em construção. Localizado nos condados de Washita e Kiowa, o projeto eólico terá 107 turbinas eólicas que gerarão aproximadamente 1,3 TWh de energia anualmente, equivalente às necessidades de eletricidade de mais de 120.000 residências nos EUA e evitará mais de 758.000 toneladas de emissões de C02 por ano. A empresa também construiu um centro de treinamento de última geração em Oklahoma para treinar uma força de trabalho para a indústria eólica.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.