Problemas com a conexão de microgeração já são o segundo maior motivo para reclamações de consumidores realizadas junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de acordo com informativo do órgão regulador. Até o final de 2022, ano em que as reclamações aumentaram 45%, esse era o terceiro tema mais recorrente nas reclamações recebidas pela Aneel. Desde fevereiro, é o segundo tema que mais aparece, atrás apenas das reclamações sobre falta de energia.
Reclamações relacionadas ao faturamento de unidades com microgeração são o sétimo motivo mais frequente.
Foram recebidas 18 mil reclamações sobre a conexão de microgeração entre maio de 2022 e abril de 2023 – um crescimento de 28% em relação aos 12 meses anteriores. No mesmo período, a Aneel registrou 7.307 reclamações sobre o faturamento de unidades com microgeração, um crescimento de 2% na mesma comparação. Incluindo todos os tópicos, foram 174.914 reclamações pela Aneel.
O crescimento das reclamações sobre a conexão de microgeração foi mais expressivo nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, respectivamente de 100% (1.841 contatos), 49,5% (2.582) e 41,6% (9.654). Nessas regiões o tema também é o segundo mais frequente.
Já nas regiões Norte e Nordeste, a conexão de microgeração fica em terceiro no ranking de temas das reclamações. Entre maio de 2022 e abril de 2023, houve crescimento de 19,8% nos contatos (724) recebidos na Aneel sobre esse assunto na região Norte. No Nordeste, por outro lado, o número de reclamações sobre o tema caiu 15,9% na comparação com igual período do ano anterior.
Esses números consideram apenas reclamações realizadas com a agência reguladora, que normalmente são feitas quando os contatos prévios com as ouvidorias das distribuidoras não dão resultado.
O informativo do mês de maio pode ser lido aqui: Maio 2023
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
É suspeito que haja tantas dificuldades. As distribuidoras não são amigas da microgeração. Muito menos do que o “net metering” que, embora seja um grande incentivo aos usuários, o sistema de cobrança obriga as distribuidoras a receberem energia pelo mesmo valor de venda. Isso pressagia uma vida curta para este sistema. Novos usuários devem ficar atentos às vantagens de gerar com armazenamento.