SMA lança linha de inversores trifásicos com gestão de armazenamento

Share

Na Intersolar Summit Brasil Nordeste, a alemã  SMA apresentou seus lançamentos mais recentes, como a linha de inversores trifásicos Sunny Tripower Storage X e os carregadores para veículos elétricos.

A nova linha de inversores inclui duas versões com potências nominais de 30 kW e 50 kW para aplicações comerciais. Os dispositivos medem 772 mm x 873,3 mm x 443,8 mm e pesam 104 kg. Ambas as versões apresentam uma eficiência máxima de 98%. A voltagem de corrente alternada varia entre 340 V e 477 V. Os inversores apresentam uma faixa de temperatura de operação de -25 °C a 60 °C e proteção IP65.

O produto inclui gestão de armazenamento e faz parte da nova solução de armazenamento comercial da SMA, Storage 30-20 e Storage 50-20. O primeiro armazena até 32 kWh de energia a 100% de profundidade de descarga. Possui uma tensão nominal de 324 V. O sistema mede 608 mm x 1400 mm x 990 mm e pesa 359 kg. Inclui o inversor Sunny Tripower Storage X 30.

O Storage 50-20 conta com uma capacidade de até 56 kWh. Tem uma tensão nominal de 567 V. O sistema mede 608 mm x 2008 mm x 990 mm, pesa 555 kg e inclui um inversor Sunny Tripower Storage X 50.

A temperatura operacional varia de 0 °C a 50 °C. O sistema pode ser usado em altitudes de até 2.000 metros acima do nível do mar. As novas baterias têm grau de proteção IP20 e garantia de 10 anos.

Para soluções residenciais, como as casas inteligentes, a SMA prepara o lançamento de inversores monofásicos híbridos, da linha Sunny Boy Smart Energy, conta o country manager da companhia para o Brasil, André Gellers à pv magazine. Os inversores serão apresentados na Intersolar South America, que será realizada em agosto em São Paulo (SP).

O novo modelo também é uma resposta às mudanças trazidas pela Lei 14.300, diz o executivo, já que permite um controle da injeção de carga, de forma que o consumidor administre melhor a possibilidade de cobrança de taxas sobre a energia injetada na rede. O produto também poderá atender a futura tarifação binômia para a baixa tensão.

Em 2022, a SMA realizou o retrofit de  100 MW de usinas de geração centralizada, substituindo os inversores previamente instalados de outras marcas, de acordo com Gellers. A atividade representou 50% das vendas da empresa no ano passado.

Os outros 100 MW entregues em 2022 foram para usinas de geração distribuída, a maior parte para usinas de maior porte instaladas em solo (até 5 MW). Para a geração distribuída, a fabricante alemã de inversores faz vendas diretas para os integradores no caso de projetos acima de 1 MW.

Atualmente, para atender GD de menor porte, a SMA trabalha com quatro distribuidoras de equipamentos – Sun Light, Cor Solar, Krannich e Pabu Solar – das quais três fecharam acordos de distribuição com a empresa em 2023. Para contribuir com a regulação dos estoques dos parceiros distribuidores, a companhia tem trabalhado com um estoque não nacionalizado em entreposto comercial. Nesse modelo, quando os inversores são adquiridos e nacionalizados em kits, as distribuidoras ganham incentivo fiscal na venda, com isenção do ICMS, conta Gellers.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

V.tal fecha contratos com Atiaia e Atlas Renewable para operação de data centers no Brasil
21 novembro 2024 Acordos anunciados nesta quinta-feira (21/11) envolvem o fornecimento de 947 GWh por ano para a operadora de infraestrutura digital e a sua subsidiári...