O Governo do Piauí inaugurou oficialmente o Complexo Solar de Caldeirão Grande 2 nesta terça-feira (18/04). A usina foi desenvolvida pela Ibitu Energia e tem uma capacidade instalada de 252 MW. Está localizada no município de Caldeirão Grande, a 869 km ao sudeste de Teresina.
O complexo está operando com 100% da sua capacidade comercial desde fevereiro. Contou com um investimento de cerca de R$ 816 milhões, sendo R$ 429 milhões financiados pelo Banco do Nordeste (BNB), de acordo com nota do governo piauiense. A instalação solar gera energia limpa equivalente ao consumo de mais de 280 mil casas brasileiras.
A construção do parque fotovoltaico empregou 960 pessoas, sendo que 70% eram de Caldeirão Grande e das cidades próximas. Além disso, uma das etapas de pré-montagem dos seguidores contou com 100% de mão de obra feminina, por meio da contratação de mulheres da região. Os serviços vão desde a lavagem dos módulos solares até a limpeza da vegetação, o governo do Piauí disse em nota.
“Ficamos muito felizes que em Caldeirão Grande sediamos dois grandes empreendimentos: este parque solar, que está sendo inaugurado, e também o parque eólico, que já existia,” disse o prefeito de Caldeirão Grande do Piauí, Filipe Gonçalves. “Isso traz inúmeros benefícios para a região, não só para a cidade, mas para os municípios circunvizinhos”, afirmou.
A usina de geração centralizada é o segundo empreendimento renovável da Ibitu no Piauí, sendo o primeiro um parque eólico de 189 MW.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.