Empresa estadunidense desenvolve solução robótica para enfrentar a falta de instaladores

Share

O fabricante de sistemas robóticos industriais Sarcos desenvolveu uma solução para automatizar e agilizar a construção de usinas solares de grande escala.

A empresa sediada nos EUA conseguiu recentemente a validação final de sua solução protótipo no projeto Outdoor Autonomous Manipulation of Photovoltaic Panels (O-AMPP), financiado pelo Departamento de Energia dos EUA. A Sarcos não revelou a localização exata da instalação piloto.

“A indústria de construção solar está enfrentando uma escassez de mão-de-obra sem precedentes e, ao mesmo tempo, enfrentando um aumento na demanda de energia solar”, disse Trent Mostaert, vice-presidente de industrialização da empresa de engenharia de construção Mortenson, um parceiro no projeto O-AMPP. “Acreditamos que o sistema O-AMPP pode enfrentar estes desafios enquanto melhora a segurança, produtividade e eficiência de nossos trabalhadores. Também permitirá aos desenvolvedores de projetos solares escalar a produção e a produção para os níveis necessários para atingir as metas de energia renovável do Departamento de Energia para 2030 e 2050”.

O sistema robótico consiste em um veículo de trabalho autônomo com braço robótico Guardian XM da Sarcos e um veículo de entrega autônomo. A solução utiliza câmeras para identificar onde os painéis precisam ser instalados. O braço robótico levanta o painel de forma autônoma usando um sistema de vácuo e o coloca aproximadamente onde este precisa ser fixado à estrutura de montagem. “O braço então entra em um modo especial onde a pessoa que fixa o painel pode facilmente mover o painel da maneira que precisar, a fim de alinhá-lo e anexá-lo aos painéis”, explica Sarcos em um vídeo em seu site.

A empresa não compartilhou detalhes sobre o potencial estresse mecânico nos módulos causado pelo mecanismo de elevação do sistema de vácuo. Aponta que os benefícios da solução robótica incluem menores custos, multiplicação de projetos, prazos de construção mais curtos e um local de trabalho mais seguro que reduz o risco de lesões relacionadas à fadiga e ao levantamento de equipamentos pesados.

O projeto O-AMPP começou em 2021 e a Sarcos espera comercializar sua solução até 2024. “Atingir este marco de validação de mercado e teste de campo é um passo crítico em nosso caminho para comercializar nossa solução robótica de construção de usinas solares e aumentar a segurança e produtividade na indústria de construção de usinas”, disse Kiva Allgood, CEO da Sarcos.

A Array Technologies forneceu o sistema de seguidores utilizado no projeto piloto. Outros parceiros do setor incluíram a fabricante de equipamentos JLG Industries, a empresa automotiva Pratt Miller e a Mortenson.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Dois parques solares e de armazenamento off-grid inaugurados na Amazônia peruana
22 novembro 2024 Os locais, com uma capacidade total de geração de 9,6 MWp e 13,5 MWh de armazenamento de energia, foram construídos no departamento de Loreto pela Ama...