A geração solar distribuída ultrapassou os 19 GW de capacidade instalada no Brasil. De acordo com dados da Aneel consultados em 29/03, são 1,811 milhão de sistemas fotovoltaicos de geração distribuída conectados à rede no país, em 5.525 municípios, abastecendo 2,362 milhões de unidades consumidoras. Do total de 19,272 GW da geração distribuída, 19,013 GW são de geração solar.
Isso é praticamente 10% da capacidade instalada nas usinas de geração centralizada conectadas ao SIN, que somam 191,328 GW, dos quais 8,3 GW da fonte solar.
Desse total de GD solar, 1.777 MW foram instalados neste ano, contra 1.485 MW em igual período do ano passado. Os dados da Aneel são atualizados de acordo com o recebimento das informações enviadas pelas distribuidoras e podem ter uma defasagem em relação às conexões, especialmente os dados mais recentes.
A Absolar faz uma projeção, considerada conservadora, de 5,6 GW para a expansão da geração distribuída em 2023, um ano de adequação às novas regras do setor. A ABGD trabalha com uma projeção mais otimista, de uma expansão de 8 GW neste ano, repetindo o observado em 2022.
Modalidade e classe de consumo
A maior parte da geração solar distribuída no país está instalada no próprio local de consumo: são 14,630 GW em 1,492 milhão de sistemas que fornecerão energia para a unidade onde estão instalados.
Em seguida, sistemas de autoconsumo remoto, em que o local da geração e as unidades que vão utilizar os créditos de energia pertencem ao mesmo titular, somam 4,269 GW em 314 mil instalações.
Já os projetos de geração compartilhada, que podem gerar créditos de energia para diferentes consumidores, têm apenas 104 MW instalados, em 4.205 sistemas.
Essas duas últimas modalidades são as mais afetadas pelas novas regras da geração distribuída, já que pelo próprio modelo de negócios, elas demandam mais da rede de distribuição do que o consumo na própria unidade. Novos projetos enquadrados nessa modalidade com pedidos de conexão realizados após a entrada em vigência da Lei 14.300 já pagam integralmente a tarifa de distribuição.
O consumidor residencial tem quase a metade da capacidade instalada de geração distribuída, com 9,340 GW instalados em 1,427 milhão de sistemas.
Porte dos sistemas: maior faixa entre 5 kW e 30 KW
Desse total, a maior parte, 8.073 MW, está distribuída em sistemas com mais de 5 kW até 30 kW. Considerando os sistemas com mais de 30 kW até 75 kW, são 4.779 MW acumulados. Sistemas com até 5 kW somam mais 3.542 kW.
Somados, os sistemas com até 75 kW, classificados como microgeração, acumulam 16.395 MW.
Sistemas com mais de 75 kW até 1 MW correspondem a 2.009 MW instalados, enquanto sistemas com mais de 1 MW até o limite antigo da GD, de 5 MW (a partir de 2023, o limite passa a ser 3 MW), são apenas 608 MW instalados.
Os sistemas de minigeração, com mais de 75 kW até 5 MW, acumulam 2.618 MW.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.