pv magazine: No ano passado, a Trina Solar lançou seus primeiros módulos solares TOPCon tipo n baseados em células de 210 mm. O que torna este produto diferente de outros painéis TOPCon?
Zhang Yingbin: Os produtos da série 210+N têm características excepcionais, incluindo coeficiente de baixa temperatura, baixa atenuação fotovoltaica, alta taxa bifacial, baixa atenuação no primeiro ano e atenuação linear, e também adere às vantagens de saída de alta potência, alta eficiência, alta geração de energia e alta confiabilidade da família Vertex, cuja potência do módulo é de 30 W a 70 W maior do que os concorrentes do tipo n no mercado.
A melhoria da eficiência e a redução de custos são temas eternos e a busca incessante de toda a indústria fotovoltaica. A Trina Solar liderou a aliança 600 W-plus, que estabeleceu uma forte aliança da cadeia industrial com alta potência, alta eficiência de conversão, alta confiabilidade e baixo custo de eletricidade. A combinação de wafer de 210 mm e tecnologia de célula do tipo n será um amplificador para o desempenho do módulo. Em comparação com produtos wafer de 182 mm, 70 W a mais de potência serão gerados para cada peça de painel e a eficiência é cerca de 0,2% maior. Ao mesmo tempo, o design de baixa tensão pode aumentar a potência do string com a mesma tensão do string.
Em termos de geração de energia, de acordo com nosso estudo de verificação de mais de meio ano com TUV e CPVT em áreas com diferentes latitudes, os dados experimentais provaram que o produto de mais de 600 W baseado em wafer de 210 mm pode aumentar o ganho de geração de energia em cerca de 1,6% a 2,1%, devido principalmente ao melhor desempenho de baixa radiação do produto. Os últimos dados de vendas também refletem a crescente popularidade dos produtos de 210 mm. Até o terceiro trimestre de 2022, cerca de 76 GW de módulos de 210 mm foram enviados em todo o mundo, entre os quais a Trina Solar enviou um total cumulativo de 40 GW.
A série 210+N inclui diferentes produtos. Para quais aplicações esses painéis são destinados?
Atualmente, os principais produtos tipo n da Trina são a nova geração de Vertex N 605 W, Vertex N 695 W e Vertex S+ 445 W. O módulo Vertex N 605 W é adequado para usinas de energia em geração centralizada e alguns projetos fotovoltaicos de geração distribuída C&I, aderindo às vantagens da família Vertex, com alta potência, alta eficiência, alta geração de energia e alta confiabilidade, etc. para 30 W, e a eficiência do módulo chega a 22,4%. Com base na tecnologia de célula wafer de silício retangular (210R) de 210 mm, com design de formato extremo e vantagem de baixa tensão, o módulo tipo n de 605 W utiliza perfeitamente o comprimento do suporte de rastreamento de 104 metros. Comparado com os módulos gerais de 72 e 78 células do tipo n da indústria, ele pode encadear de 6 a 12 módulos a mais em cada sequência, sem desperdiçar comprimento. É o “melhor parceiro” do suporte de rastreamento. Isso pode ajudar a reduzir o custo do BOS (balanço do sistema).
O módulo Vertex N 695 W tem uma potência significativamente maior, 70 W a mais do que os concorrentes similares do tipo n no mercado. A eficiência também é aumentada para 22,4% e é perfeitamente adequada para várias usinas de energia em escala de utilidade. Atenuação ultrabaixa para todo o ciclo de vida de geração de energia, desempenho de geração de energia bifacial otimizado para trazer maior rendimento bifacial e o coeficiente de temperatura operacional ultrabaixo, tornam a geração de energia mais segura, juntamente com o design inovador de baixa tensão e alta potência para alcançar maior string power, reduzir o custo da eletricidade para um novo nível mais baixo.
O Vertex S+ é voltado para telhados e alguns projetos C&I, especialmente projetado para residências europeias e asiáticas com base nos regulamentos da UE e da Ásia. Com tamanho inferior a 1,8 metros e peso inferior a 22 kg, este módulo de vidro duplo de 1,6 mm + 1,6 mm é acessível para o indivíduo mover sozinho.
A Trina Solar tem um roteiro de eficiência para a série 210+N?
A Trina Solar iniciou a pesquisa de célula solar tipo n desde 2015. Construímos uma linha piloto de 500 MW em 2018 com a promoção do Programa PV Top-Runner. Em 2022, nossa capacidade total de 8 GW tipo n tem uma eficiência de produção em massa de cerca de 25%, esperamos que a eficiência suba para 25,5% em 2023 e 26% em 2024 com um aumento médio anual de 0,4-0,5%.
A Trina Solar planeja desenvolver capacidades para esta série de módulos?
No segundo semestre de 2022, a Trina Solar iniciou a produção em massa de produtos de módulo 210+N de nova geração e, no primeiro trimestre de 2023, a Trina Solar terá um total de mais de 10 GW de capacidade de módulo tipo n, que deve crescer para 30 GW até o final de 2023.
A Trina Solar montou uma nova instalação de produção de 210+N no Parque Industrial Integrado PV localizado em Xining, província de Qinghai. Espera-se que a nova base de produção tenha capacidade anual de 300.000 toneladas de silício metálico, 150.000 toneladas de polissilício de alta pureza, 35 GW de lingotamento, 10 GW de wafers, 10 GW de células solares, 10 GW de módulos fotovoltaicos e 15 GW de materiais auxiliares do módulo de suporte.
Planejamos concluir toda a construção e comissionar todas as capacidades até o final de 2025. A empresa também está investindo na construção de 15 GW de células solares e 15 GW de módulos fotovoltaicos por ano em Huai’an, província de Jiangsu. Oferecemos garantia total do fornecimento da capacidade de produção do tipo n e otimizamos o layout geral a montante e a jusante da cadeia industrial do tipo n.
Acho que a capacidade de produção aumentará rapidamente junto com a rápida aceitação do 210+N pelo mercado. Além disso, a integração vertical eliminará as deficiências da era do tipo p de gargalos inesperados.
Como a mudança da Trina Solar para a tecnologia n-Type afetará a indústria e o mercado?
O conceito de 600W+ tornou-se um consenso global. No final de 2022, havia uma capacidade total de módulos de 90 GW alcançada para produtos baseados em 210 mm, e a penetração cresceu para 10% e agora está caminhando para uma participação de mercado de 30%. Acreditamos que o 210 e o 600W+ estão colaborando com um novo ecossistema da cadeia de valor da indústria.
O conceito de 210+N é de alguma forma uma extensão de 600W+, que se tornará a tendência de toda a indústria solar fotovoltaica. Como você sabe, não apenas o TOPCon, mas também o HJT e o IBC podem ser baseados na plataforma de tecnologia de produtos de 210 mm.
Qual é a sua opinião sobre o futuro desenvolvimento tecnológico? A TOPCon competirá com a heterojunção?
Acho que o 210+X é a direção. Existem mais tecnologias de células além do tipo n. 210+N resolve os problemas ecológicos que enfrentávamos antes de incluir vidro, caixa de junção, moldura, suporte e etc., e reduz muito o investimento em duplicação na indústria.
Aquelas tecnologias alinhadas com os quatro altos e um baixo (maior potência, maior eficiência, maior geração de energia, maior confiabilidade e menor LCOE) se tornarão populares.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.