TrendForce: os preços dos produtos fotovoltaicos estão caindo novamente

Share

A empresa taiwanesa de pesquisa de mercado TrendForce espera que os preços de polissilício, células solares e módulos caiam ligeiramente em relação a fevereiro, quando os produtores chineses aumentaram inesperadamente os preços em toda a cadeia de suprimentos.

“Os preços do polissilício começaram a cair em dezembro do ano passado, então os principais fornecedores de polissilício começaram a restringir a oferta do mercado”, disseram os analistas, observando que a queda de preço estava relacionada a um aumento acentuado na capacidade de polissilício na indústria chinesa. “Mais tarde, os preços do polissilício da China começaram a subir antes do feriado do Ano Novo Chinês em janeiro, subindo rapidamente para a faixa atual de yuan chineses 220 (BRL 162) a CNY 240 por kg.”

Os analistas também acreditam que o preço médio do polissilício cairá 3,2%, de CNY 222/kg em fevereiro para CNY 215/kg em março. Os preços do wafer, por sua vez, devem cair 4,3%, de CNY 6,22 para CNY 5,95 por peça de produtos M10 e de CNY 8,2 para CNY 8 para produtos G12.

Espera-se que os preços médios das células solares diminuam 3,6%, de CNY 1,12 por watt para CNY 1,08 para os produtos M10 e G12. O preço dos painéis monocristalinos M10 e G12, por sua vez, deverá cair de CNY 1,77 por W em fevereiro para CNY 1,74 em março.

“Os fornecedores de wafer aumentaram significativamente suas taxas de utilização de capacidade, pois o fornecimento de polissilício estava se expandindo novamente. Portanto, os preços dos wafers não serão capazes de manter sua tendência de alta à medida que a oferta se torna mais abundante”, disse TrendForce. “A redução temporária na oferta de wafers também pressionou a oferta de células. No entanto, já havia uma expectativa generalizada para esses aumentos de preços, então os compradores de células aceitaram preços mais altos.”

Analistas disseram que os preços dos módulos se alinharão aos níveis usuais após uma queda nos preços de materiais e componentes.

“A queda nos preços dos módulos realmente estimulará a demanda por instalações, e espera-se que o pico da temporada de instalação ocorra mais cedo do que nos anos anteriores”, explicaram, observando que a indústria fotovoltaica da China pode enfrentar fortes flutuações de preços no curto prazo. Portanto, os fornecedores de módulos estão otimistas sobre a situação do mercado a partir deste mês.”

“Em resumo, ainda há um grau significativo de incerteza no desenvolvimento do mercado fotovoltaico global este ano”, concluíram.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Geração distribuída terá crescimento acima de 20% em 2025, projeta ABGD
17 dezembro 2024 A associação destaca que, apesar dos desafios regulatórios persistentes, os investimentos no setor devem girar em torno de R$ 27 bilhões.