A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou mais dois projetos de geração solar centralizada no Nordeste do Brasil, que somam 492 MW.
A Deserto Projetos Para Energia Solar foi autorizada a implantar e explorar, como produtora independente de energia elétrica (PIEE), as centrais fotovoltaicas Deserto I a X, localizadas no município de Ceará Mirim, no Rio Grande do Norte. As usinas somam 300 MW.
Já a Atiaia Energia irá implantar as usinas Maravilhas III, V, VIII, IX, X e XI, localizadas em Goiana, Pernambuco, que somam 192 MW.
Ambos os projetos fazem jus ao desconto de 50% a ser aplicado às tarifas de uso do sistema de transmissão (TUST) e de distribuição (TUSD), tanto na produção quanto no consumo de projetos de autoprodução ou que comercializam a energia, desde que entrem em operação comercial em até 48 meses.
Conexão ao sistema de transmissão
As autorizações da Aneel não garantem a conexão dos projetos. Na verdade, eles se juntam a uma oferta de mais de 77 GW de projetos de geração centralizada com processo de implantação iniciado. Agora, os empreendedores devem solicitar o acesso ao sistema de transmissão junto ao Operador Nacional do Sistema (ONS).
No final de 2022, ONS alertou que a expansão da capacidade de transmissão prevista pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) não será suficiente para viabilizar o escoamento de geração sinalizada pela atual conjuntura.
O Ministério de Minas e Energia propôs como solução a adoção do Leilão da Margem de Transmissão, que deve ser realizado em junho, no qual os projetos competirão pelo acesso ao sistema de transmissão, mas o entendimento é que a oferta de margem deve ficar muito aquém da demanda dos projetos.
Até o dia 31/12/2022, de acordo com o ONS, as usinas com contratos de uso do sistema de transmissão e distribuição (CUST/CUSD) celebrado ou com acesso em andamento totalizavam 41 GW.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.