A geração distribuída no Brasil chegou aos 18 GW, dos quais 17,743 GW de energia solar, de acordo com dados da Aneel atualizados até o dia 17/02. Pelo menos 720 MW foram instalados só em 2023 – os dados da Aneel, que dependem do envio de informação pelas distribuidoras, ainda podem ser atualizados, principalmente em relação a instalações mais recentes, e revelar um número maior.
São 1,701 milhão de sistemas de geração própria de energia conectados às redes das distribuidoras de energia – sendo que monos de 1.000 sistemas não são da fonte solar. Esses sistemas geram créditos de energia que são compensados em 2,234 milhões de casas.
Minas Gerais e São Paulo são os estados com mais capacidade de geração distribuída instalada no Brasil. Considerando todas as fontes de energia, Minas Gerais lidera com 2.507 MW e São Paulo segue com 2.457 MW. Considerando apenas os sistemas de geração distribuída solar, São Paulo passou recentemente a dianteira. Atualmente, de acordo com os dados da Aneel, o estado conta com 2.437 MW de 276.238 sistemas, enquanto Minas Gerais tem 2.234 MW em 220.324 sistemas.
O crescimento da geração distribuída nos últimos anos foi apoiado pelo modelo de compensação da energia injetada na rede, através de créditos que podem ser abatidos na conta de energia elétrica. A lei 14.300, que está em vigência desde o dia 07/01, garante a manutenção desse modelo de compensação até 2045 para consumidores que já estavam conectados ou enviaram pedido de conexão até o dia 07/01 e que entrarem em operação dentro do prazo.
A lei também determina que para os consumidores que enviaram o pedido de conexão após o dia 07/01/23, será progressivamente cobrada a tarifa do sistema de distribuição, começando em 15% em 2023 até chegar a 100% em 2029.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.