O Brasil pode conectar 14,2 GW de capacidade de geração solar em 2023, de acordo com novas estimativas da empresa taiwanesa de pesquisa de mercado TrendForce. Esse volume representa um crescimento de 26,2% em relação às novas instalações realizadas em 2022.
Com isso, as usinas fotovoltaicas em operação no Brasil sairiam de 24 GW ao final de 2022 – dos quais 7,1 GW em geração centralizada e 16,998 GW em geração distribuída – para 38,2 GW até o final de 2023.
A expansão brasileira ainda deve ser liderada pela geração distribuída neste ano, mas o crescimento nas instalações anuais deve-se aos projetos de geração centralizada. Na projeção da Absolar, mais conservadora, o país adicionaria 10,1 GW em 2023, com a GD adicionando 5,6 GW (contra 7 GW em 2022) e a GC adicionando 4,6 GW em 2023 (de 2,6 GW em 2022).
Instalações globais de energia devem chegar a 350 GW
A expansão brasileira deve representar apenas 4% das instalações globais, lideradas de longe pela China. O mundo poderia potencialmente instalar 350,6 GW de sistemas fotovoltaicos este ano, de acordo com as estimativas da TrendForce. Se confirmado, o crescimento representaria um aumento de 53,4% em relação a 2022, quando as novas adições solares globais atingiram 228,5 GW.
Este ano, a demanda solar será particularmente forte devido à queda nos preços dos painéis fotovoltaicos. Além disso, um grande número de projetos que foram adiados em 2021 e 2022 por problemas na cadeia de suprimentos agora estão gradualmente sendo conectados, disse TrendForce.
A região Ásia-Pacífico deverá responder pela maior parte da capacidade instalada este ano, com cerca de 202,5 GW de demanda projetada. China, Malásia e Filipinas liderarão esse crescimento.
Prevê-se que a Europa responda por 68,6 GW do total, com Alemanha, Espanha e Holanda assumindo a liderança. As Américas provavelmente implantarão cerca de 64,6 GW, disse a TrendForce. O Oriente Médio e a África implantarão em conjunto 14,9 GW de novas instalações fotovoltaicas este ano, um aumento de 49,5% ano a ano, de acordo com a empresa de pesquisa.
A China será o maior mercado este ano com 148,9 GW de demanda esperada, seguida pelos Estados Unidos com 40,5 GW, Índia com 17,2 GW, Brasil com 14,2 GW, Alemanha com 11,8 GW, Espanha com 11,4 GW e Japão com 8 GW, disse TrendForce.
Classificação de maiores mercados regionais de geração solar em 2023:
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.