Pesquisadores da Universidade de Adelaide na Austrália levaram uma equipe internacional à descoberta de um método em que a água do oceano pode ser usada diretamente em um eletrolítico comercial para produzir hidrogênio verde de forma eficiente.
“Usamos a água do mar como matéria-prima sem a necessidade de qualquer processo de pré-tratamento como osmose reversa, purificação ou alcalinização”, disse o professor associado Yao Zheng, da Escola de Engenharia Química da Universidade de Adelaide.
A equipe simplesmente filtrou a água do mar, proveniente do mar de Huanghai, na China, para remover sólidos e microrganismos.
“O desempenho de um eletrolítico comercial com nossos catalisadores funcionando com água do mar está próximo do desempenho de catalisadores de platina/irídio funcionando com uma matéria-prima de água deionizada altamente purificada”, disse Zheng.
A descoberta endereça as preocupações sobre a escassez de água que têm se arrastado em torno das discussões sobre hidrogênio verde. Os pesquisadores descreveram o oceano como um “recurso quase infinito”, responsável por 96,5% das reservas de água da Terra.
A equipe consiste em pesquisadores da Universidade Tianjin da China e da Universidade Nankai, bem como da Universidade do Estadual de Kent, nos Estados Unidos. As suas pesquisas foram publicadas na Nature Energy.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.