Extraído de pv magazine International
Portugal adicionou 890 MW de novos sistemas fotovoltaicos em 2022, de acordo com dados provisórios da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) do país. O número fica muito aquém dos 1.140 MW previstos pela DGEG e também da previsão de 2,5 GW no último relatório “EU Market Outlook” da associação europeia da indústria solar SolarPower Europe.
A incompatibilidade é provável porque os projetos de leilão de 2019 e 2020 perderam o prazo de instalação no final do ano passado, conforme disse o chefe de inteligência de mercado da SolarPower Europe, Raffaele Rossi, em entrevista recente à pv magazine. Em outubro, o governo português ofereceu um aumento de remuneração aos vencedores desses leilões, que se mostraram não bancarizáveis devido ao aumento da inflação e dos preços dos equipamentos.
No entanto, o crescimento tem sido impulsionado principalmente pela entrada em operação de grandes projetos, com o país adicionando 784 MW de nova capacidade até o final de novembro, disse à pv magazine um porta-voz da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN). Portugal adicionou cerca de 546 MW de novos sistemas fotovoltaicos no primeiro semestre de 2022, o que significa que instalou apenas 344 MW no segundo semestre do ano.
A região que mais adicionou energia solar foi o Alentejo, com 177 MW de novas instalações. A região foi responsável por 48% da geração solar nacional em 2022, segundo a DGEG.
A Iberdrola e a Prosolia, com sede na Espanha, obtiveram aprovação esta semana para a construção de uma usina solar de 1,2 GW na região do Alentejo, que deve se tornar o maior projeto desse tipo na Europa após a construção.
A capacidade solar cumulativa de Portugal atingiu 2,59 GW no final de 2022, superando o crescimento de todas as outras fontes de energia renovável no país desde 2013.
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.