A solar flutuante reduz evaporação de água no reservatório Passaúna em 60%

Share

Cientistas da Universidade Estadual de Ponta Grossa e na Universidade de Louisiana nos Estados Unidos investigaram a influência da solar flutuante na taxa de evaporação de água em reservatórios. Os pesquisadores notaram que a solar flutuante é uma solução especialmente apropriada em países com muitas usinas de produção hidrelétrica, como o Brasil.

Usaram um sistema fotovoltaico de 130 kW no reservatório Passaúna, no estado do Paraná, como um caso de estudo. O reservatório tem uma área de 8,5 quilômetros quadrados, uma profundidade média de 6,5 metros. O seu volume total é de 69,3 hectômetros cúbicos (hm3). O sistema ocupa 1.265,14 metros quadros de área e tem 395 módulos fotovoltaicos. Os módulos policristalinos têm uma potência máxima de 330 W e medem 1.960 mm x 991 mm x 40 mm.

O reservatório faz fronteira com as cidades de Curitiba, Araucária e Campo Largo, e fornece 20% da água consumida pela população da região metropolitana de Curitiba, estado do Paraná.

Os pesquisadores usaram o método Penmam-Monteith (PM) recomendado pela Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) para medir a taxa de evaporação de água no reservatório.

Foi observado que o volume de água do reservatório evaporado durante um ano são 4,47 milhões de metros cúbicos (m³), equivalente a 10,4% do volume de água consumido anualmente pela população local. A equipe concluiu que o sistema solar flutuante reduziu a evaporação de água com uma eficiência de 60,20%.

Em seguida, os cientistas estudaram o efeito de aumentar o tamanho do sistema fotovoltaico na taxa de evaporação da água. “Foi observado que quanto maior a área do sistema solar flutuante sobre a superfície da água, maior a redução da evaporação da água e, consequentemente, maior o volume de água salva,” afirmaram.

Os resultados indicam que um sistema de 5 MW  pode salvar cerca de 16 mil m³ de água por ano, equivalente a água consumida por 196 pessoas da região por ano. Ao mesmo tempo, a eletricidade produzida pelo sistema poderia cobrir o consumo de 2.563 habitantes do estado do Paraná, assumindo um consumo per capita de 1,95 kWh.

Os pesquisadores partilharam os resultados em “Effects of a Floating Photovoltaic System on the Water Evaporation Rate in the Passaúna Reservoir, Brazil”, publicado na revista cientifica Energies.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.

Conteúdo popular

Dois parques solares e de armazenamento off-grid inaugurados na Amazônia peruana
22 novembro 2024 Os locais, com uma capacidade total de geração de 9,6 MWp e 13,5 MWh de armazenamento de energia, foram construídos no departamento de Loreto pela Ama...