A Assembleia Legislativa do Maranhão inaugurou, na segunda-feira (16/01), um sistema fotovoltaico conectado à rede que gera energia elétrica para toda a Casa. De acordo com o diretor Administrativo, Antino Noleto, a Casa Legislativa passa agora a consumir energia solar, reduzindo em 42% o custo mensal de consumo de energia elétrica e evitando a emissão de 544 mil kg/ano de gás carbônico (CO2).
O projeto foi executado após a realização de um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, que permitiu à Assembleia tomar a decisão de instalar o sistema. “Esse estudo preliminar nos levou a analisar vários cenários e a definir o mais adequado às nossas necessidades”, disse o diretor administrativo da Alema, Antino Noleto.
Ele salientou que com o projeto a Casa Legislativa produzirá energia limpa por duas décadas e meia com uma economia significativa no sistema operacional, além de gerar benefícios socioambientais.
O ato foi comandado pelo presidente da Alema, deputado Othelino Neto (PCdoB), em solenidade que contou também com a presença do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Sandoval de Araújo Feitosa Neto; da secretária de Estado do Meio Ambiente, Rayssa Queiroz; e do procurado-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, dentre outras autoridades, diretores da Assembleia, servidores e convidados.
“Estamos instalando a maior usina de energia solar já implantada em prédios públicos do Maranhão. Este momento reforça o compromisso da nossa gestão com o equilíbrio do meio ambiente. Além de economizar energia, estamos evitando a emissão de 500 toneladas de CO². Assim, teremos não só um ganho ambiental como também um retorno financeiro para a Casa com a redução nas contas de energia”, afirmou Othelino Neto.
O sistema faz parte de um pacote de medidas ambientais previstas no Planejamento Estratégico da Casa, elaborado pela Mesa Diretora, para um ciclo de 10 anos (2021/2030).
Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não pode ser reutilizado. Se você deseja cooperar conosco e gostaria de reutilizar parte de nosso conteúdo, por favor entre em contato com: editors@pv-magazine.com.
Ao enviar este formulário, você concorda com a pv magazine usar seus dados para o propósito de publicar seu comentário.
Seus dados pessoais serão apenas exibidos ou transmitidos para terceiros com o propósito de filtrar spam, ou se for necessário para manutenção técnica do website. Qualquer outra transferência a terceiros não acontecerá, a menos que seja justificado com base em regulamentações aplicáveis de proteção de dados ou se a pv magazine for legalmente obrigada a fazê-lo.
Você pode revogar esse consentimento a qualquer momento com efeito para o futuro, em cujo caso seus dados serão apagados imediatamente. Ainda, seus dados podem ser apagados se a pv magazine processou seu pedido ou se o propósito de guardar seus dados for cumprido.
Mais informações em privacidade de dados podem ser encontradas em nossa Política de Proteção de Dados.